Tudo Sobre os Parques da Disney » Outros Destinos » O que fazer em Fortaleza, Ceará

O que fazer em Fortaleza, Ceará

por Andreza Dica e Indica

Essa semana postei uma foto no Instagram de uma viagem nossa a Fortaleza e quando me pediram informações de lá e fui procurar post me dei conta que eu nunca fiz post de lá. Justamente Fortaleza que já fui umas 4 ou 5 vezes. Como pode eu nunca ter feito um post de lá?

A gente adora Fortaleza e todo o litoral do Ceará. O lugar é lindo e o povo bem amistoso. É claro que algumas coisas devem ter mudado desde a nossa última visita em 2015, mas com certeza a beleza das paisagens não é uma delas e Fortaleza continua sendo um dos destinos mais visitados do Brasil.

Nesse post vamos falar um pouco sobre o que fazer em Fortaleza e arredores; quais atrações e quais os passeios a se fazer a partir de Fortaleza.

Lembrando que nós também vendemos viagens para Fortaleza. Caso queira cotar uma viagem para lá ou qualquer outro destino, contate-nos que poderemos auxiliar. 

Caso você queira montar a sua viagem sozinho, sem a ajuda de uma agência, você também pode fazer suas reservas aqui conosco e comprar passagem, reservar hotéis com o Hotéis.com ou Booking, reservar carro, comprar ingressos para passeios e atrações, seguro viagem e muito mais.

O que fazer em Fortaleza – passeios de dia inteiro

Para fazer os passeios de dia inteiro, você tem duas opções: alugar um carro ou contratar um transfer de empresas de turismo. Nas duas opções tem vantagens e desvantagens. Alugando o carro você tem liberdade de ir e vir a hora que quiser e não fica preso a horários e locais propostos pela empresa. Porém, você precisa se preocupar com a questão de estacionamento do carro, principalmente no hotel. Além disso não pode beber durante os passeios. E ainda tem a questão de segurança, que por não conhecer a região, pode acabar seguindo por uma região não muito segura. Se optar por alugar carro, recomento a nossa parceira Rentcars, que tem contrato com as principais locadoras em diversos países, inclusive Brasil. 

Já uma empresa de transfer vai te dar segurança, não precisa se preocupar com caminho, distâncias, localização… Vai te passar dicas e informações da região e você não precisa se preocupar em onde parar o carro. Mas você fica engessado com os horários, já que eles operam com vans ou ônibus que pegam turistas em diversos hotéis e tudo é no horário deles. Apesar desse desconforto em todas as vezes em Fortaleza nós usamos esse tipo de serviço. Eu indico a Ocean View; não são meus parceiros e nem ganho nada por isso, mas usei vááááárias vezes e recomendo. Eles buscam e retornam para o seu hotel.

De qualquer forma coloque na ponta do lápis o que compensa mais para a dua família e compare as vantagens, desvantagens e os custos.

Um detalhe sobre as praias de Fortaleza: praticamente todas as praias da região central da cidade são impróprias para banho, então geralmente para curtir a praia é necessário sair da cidade e realmente fazer alguns passeios.

 

Beach Park e Praia das Dunas

Vamos começar por uma das atrações mais famosas de Fortaleza e até mesmo do Brasil, o Beach Park. Aliás, como bons parqueiros que somos, o Beack Park seria realmente o melhor lugar para começarmos. O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina e sua estrutura não deixa nada a desejar para parques aquáticos famosos como os de Orlando.

O Beach Park fica na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz. É uma das atrações mais próximas de Fortaleza; fica só 25km do centro e é um passeio super recomendado para toda família, inclusive para quem está com crianças pequenas, pois o parque tem atrações infantis, além dos tobogãs radicais.

Para entrar no Beach Park é necessário ingresso, (clique aqui para comprar ingressos para o Beach Park com condições melhores que no site deles), mas para curtir a praia que fica em frente ao parque não é preciso nada disso). Tem até um restaurante bem gostoso ali na frente (porém, meio caro). Aliás, dentro do parque não tem muitas opções interessantes, então se você for ao Beach Park duas ou três vezes durante a viagem, como a gente sempre fez, vale a pena num dos dias sair para almoçar lá e depois voltar para o parque. A praia é bonita, mas o mar é bem agitado e não muito indicado para crianças.

Praia do Futuro

A Praia do Futuro fica apenas 10km do centro de Fortaleza e é uma das praias mais famosas da cidade. Lá você encontra quiosques que parecem verdadeiros resorts, com piscinas, saunas, recreação infantil, palco para shows, massagens e restaurante, claro. Nós sempre fomos na Crocrobeach, mas existem outras barracas bem famosas também, como o Chico do Caranguejo, Atlantidz e Itapariká. Todas tem estrutura em legal para a família toda. Só um detalhe: o ideal é você chegar nessa praia e ficar direto em um desses quiosques; não é aconselhável ficar passeando a pé pelo calçadão por questões de segurança.

Cumbuco

Cumbuco é outro lugar bem famoso na região. Fica a 35km de Fortaleza no município de Caucaia.  É uma antiga vila de pescadores e famosa pelos seus passeios nas altas e íngremes dunas onde você pode fazer o famoso esqui bunda (descer as dunas sentado em uma prancha de madeira) e os passeios de buggy com a famosa pergunta “com ou sem emoção?”. Sem emoção é um passeio basicamente contemplativo. Já com emoção é aquele em que o “bugueiro” desce as dunas em alta velocidade. ATENÇÃO: não tente entrar com os carros nas dunas e só contrate bugueiros credenciados, pois eles são treinados e o risco de acidentes é muito menor.  Dá para fazer passeio de jegue e jangada também. Alguns restaurantes da região contam com estrutura de lazer com piscinas, tobogã e armários para os turistas guardarem os pertences. Serve como ponto de apoio. O preço das refeições geralmente não é dos melhores, mas a estrutura compensa. 

Morro Branco e Praia das Fontes

Morro Branco fica a 85km de Fortaleza, onde você encontra as falésias de areia colorida; são 12 cores diferentes de areia. Foi em Morro Branco que surgiu a forma de artesanato de fazer paisagens com areia em garrafas de vidro. A Praia das Fontes tem bicas de água semi-mineral que caem das falésias. Tem opções de passeio de buggy que leva os visitantes para conhecer as dunas e as lagoas de águas e bicas. Ambas ficam no município de Beberibe.

Lagoinha

Lagoinha fica a 130km de Fortaleza, no município de Paraipaba e é um lugar incrível. É uma das paisagens mais famosas do Ceará, por conta da beleza da região. Um dos grandes atrativos é o passeio 3 em 1 que inclui pau da arara, catamarã e buggy com mais ou menos duas horas de duração. Outro diferencial é que a água é calma (por isso o nome Lagoinha, porque forma uma lagoa), diferente de outras praias do Ceará, então é ideal para quem está com crianças.

Mundaú

Mundaú também é um lugar lindo, mas um pouco mais distante; fica no município de Trairi a 150km de Fortaleza. Um dos atrativos é o passeio de catamarã que passa pelo Rio Mundaú, pelos parques de geração de energia eólica e por lindas paisagens. A água dessa região é bem tranquila e na maré baixa formam-se umas piscinas naturais; bem gostoso para criança. Se não quiser fazer um bate-volta para esse local, por levar mais de 3 horas para ir e voltar, é possível dormir na região em algum hotel ou pousada. Nós só passamos o dia, mesmo, mas acaba sendo bem corrido.

JADEQ_CANTOVERDE_BEBERIBE_CE

 

Águas Belas

Localizado a 65km de Fortaleza, no município de Cascavel, Águas Belas é um lugar que parece ser lindíssimo e que nunca conseguimos ir, infelizmente. O lugar leva esse nome pela formação de várias piscinas naturais numa beleza exuberante. Dizem que a água é quentinha e calma. 

JADEQ_BALSAAGUASBELAS_AQUIRAZ_CE

 

O que fazer em Fortaleza – passeios de mais de um dia

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada foi uma praia muito utilizada por hippies nos anos 70, com águas limpas e cristalinas. Ela é extensa e com falesias multicoloridas. Seu símbolo é uma estrela e uma lua marcada nas falésias. Por ser um dos passeios mais distantes de Fortaleza, a 160km no município de Aracati, recomenda-se passar pelo menos uma noite na área. Até porque um dos atrativos é o agito à noite, pois em termos de praia em si, sempre li que tinha programas mais bonitos, então não compensava ir até Canoa Quebrada só para passar o dia. Porém, dizem que hoje em dia nem o agito noturno é tão forte. Com todas essas “dificuldades” nunca fomos até lá. Os principais passeios são as jangadas e os buggys pelas dunas, lagoas e falésias, além da tirolesa que cai na água.

JADEQUEIROZ_CANOAQUEBRADA_ARACATI_CE

JADEQUEIROZ_CANOAQUEBRADA_ARACATI_CE

 

Jericoacoara

Jericoacoara é um dos lugares mais famosos do Ceará, só que fica a 300km de Fortaleza, então sem dúvida é um passeio que exige pelo menos umas 1 noite na região. Com praias, mangue, dunas e lagoas, “Jeri” é um lugar bem calmo e rústico. É uma antiga vila de pescadores que começou a atrair turistas devido suas belezas naturais. Apesar de ter surgido de um lugar simples, tem ótimos hotéis e pousadas e também excelentes restaurantes.

 

O que fazer em Fortaleza – passeios rápidos dentro da cidade

Feirinha de Meireles

Localizada na praia de Meireles ela tem quase 30 anos e acontece todos os dias a partir da 17hs. É como se fosse um mercado a céu aberto com produtos como artesanato em couro, cisal, capim dourado, renda etc… Cachaças, doces típicos como rapadura, castanhas e as famosas redes de deitar também estão entre os itens vendidos lá. Eu sou apaixonada pela feirinha e sempre nos hospedamos perto dela para poder fazer comprinhas lá à noite. E tem uns itens bem legais, apesar de ter muita tranqueira também. Mas já comprei muita bijuteria legal e alguns vestidos e saídas de praia que eram bem bonitas. 

 

Mercado Central

O Mercado Central fica no centro de Fortaleza e suas lojas são divididas em boxes com artigos de artesanato da região e muitas peças em rendas, lá também você encontra as famosas redes, castanhas de cajú e licores com frutas da região. No fundo tem muita coisa similar às vendidas na feirinha, mas acho a feirinha mais legal; acho o mercado meio feinho.

 

Theatro José de Alencar

Localizado na região central de Fortaleza, o Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 em homenagem ao escritor cearense José de Alencar, autor de romances como Iracema, O Guarani, O Sertanejo entre outros. Sua arquitetura eclética conta com vitrais coloridos e estrutura arquitetônica constituída de peças de ferro fundido trazidos de Glasgow, na Escócia. Tem um luxuoso espaço para 800 pessoas divididas em 3 andares. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É lugar bem interessante para conhecer.

 

Onde se hospedar em Fortaleza

Gostamos de nos hospedar em na Avenida Beira Mar, mais precisamente na praia de Meireles porque fica próximo à feirinha de artesanato e fica muito próximo a vários restaurantes badalados que conseguimos ir a pé.

É possível se hospedar em outras regiões também, inclusive num dos quatro hotéis do próprio Beach Park. Nós nunca ficamos lá. Acho interessante para quem quer curtir muito o Beach Park, mas acaba ficando meio afastado para ficar indo para Fortaleza à noite para curtir algum programa, ir a diferentes restaurantes, frequentar a feirinha… Além disso, é mais complicado achar empresas que façam passeios para outros lugares saindo de lá. Então prefiro ficar hospedada nas praias mais centrais, que possuem melhor acesso.

Você pode ver opções de hotéis em Fortaleza através dos nossos parceiros Hotéis.com ou Booking ou nos pedir uma cotação. 

E você, tem dicas de Fortaleza? Deixe aqui nos comentários.

 

Matérias Relacionadas

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line