Home Outros passeiosOutras cidades na Flórida O que fazer em Crystal River, capital dos peixes-bois, a 1,5h de Orlando

O que fazer em Crystal River, capital dos peixes-bois, a 1,5h de Orlando

por Andreza Dica & Indica

E como sempre estamos buscando coisas legais para fazer na Flórida, principalmente perto de Orlando, no post de hoje estamos trazendo a região de Crystal River, no condado de Citrus, a mais ou menos 1,5 hora de Orlando. A região tem praias, rios e nascentes e seu grande destaque é ser a capital mundial dos peixes-bois, sendo um dos poucos lugares do mundo onde é possível encontrá-los o ano inteiro. E isso, por si só, já é um grande motivo para visitar a região.

E o legal, para quem está hospedado em Orlando, é que dá para passar 2 ou 3 dias ou simplesmente fazer um bate-e-volta no mesmo dia e conhecer o principal.

Veja também outras cidades na Flórida para visitar

Antes de começar o post, vou deixar algumas recomendações de sites para você definir itens para a sua viagem:

  • Se você pretende reservar um hotel, sugiro o Booking.com, que possui hotéis com ótimos valores.
  • Se for for reservar um carro, recomendo pesquisar na Rentcars, que geralmente tem preços muito bons.
  • E se você ainda não tem seguro viagem, acesse o site da Allianz e use o cupom DICAEINDICA para garantir um bom desconto.
  • Para se manter conectado durante a sua viagem, avalie adquirir um chip de telefone. Acesso o site O Meu Chip e use o cupom DICAEINDICA para ter desconto.

Antes de começar esse post, vou deixar um video no Youtube que fizemos durante a nossa visita em Crystal River. Não deixe de seguir nosso canal e habilitar o sininho para receber as notificações de novos vídeos.

 

Como é a região de Crystal River

Apesar de ser provavelmente a cidade mais famosa do condado, Crystal River é a menos populosa, com somente pouco mais de 3 mil habitantes.

A cidade está situada ao redor de Kings Bay, que é alimentada por 70 nascentes, que descarregam o equivalente a cerca de 600 milhões de galões de água por dia, sendo o segundo maior grupo de nascentes na Flórida. Por se tratar de água de nascente, a temperatura se mantém constante em 22°C durante todo o ano.

Crystal River abriga o Crystal River National Wildlife Refuge, o único refúgio nos Estados Unidos dedicado à preservação dos peixes-bois, pois durante o inverno recebe mais de 400 animais, que chegam na região fugindo das águas frias do Golfo do México. É o único lugar nos Estados Unidos onde as pessoas podem interagir legalmente com os peixes-bois em suas condições naturais, desde que respeitando diversas regras sob penalidade de multa e até prisão em caso de descumprimento.

O que fazer em Crystal River em 2 dias

Crystal River e as cidades ao entorno como Inverness, Homosassa e Floral City, possuem várias atividades e muitos eventos ao longo do ano, mas vou listar aqui alguns passeios que considero mais interessantes:

Nadar com os peixes-bois – Essa é sem dúvida a atividade mais diferente que região de Crystal River oferece. Oportunidade única. Existem várias empresas e diferentes tipos de tours para fazer o nado; a nossa foi o tour gold com a Captain Mike’s. Antes de iniciar o tour temos que assistir a um vídeo com informações de segurança e sobre as regras para contato com os animais. Não é permitido tentar tocá-los se eles não se aproximarem, não pode perseguir, não pode ficar em pé em cima deles, não se deve tentar encurralar um dos animais e nem separar mãe e filhote, ou seja, é uma atividade contemplativa. Basicamente devemos somente ficar próximos e observá-los. Como eles são mansos e muito curiosos, muitas vezes eles mesmos chegam perto das pessoas, mas devemos respeitar o espaço eles. Nesse tour gold que fizemos, o passeio com 3 horas de duração é privativo e no barco vai sua família, o capitão e um assistente, que é quem entra na água conosco e vai passando as orientações de onde estão os animais. É possível encontrar peixes-bois o ano inteiro na região, mas os meses de dezembro e janeiro são os com maiores concentrações de manatees (nome inglês para a espécie). Então acabamos não tendo a oportunidade de ver tantos peixes-bois assim e onde eles estavam não era uma água tão clara, mas demos a sorte de ver uma mãe com o filhote e foi um momento incrível. O aluguel dos trajes de noeprene e snorkel estão inclusos no valor do passeio, que custa $89 por pessoa e sai em dois horários 7h e 10h. Apesar de o mais cedo ser mais frio, é o que tem maiores chances de encontrar os animais. Clique aqui para comprar o passeio de barco com nado com os peixes-bois.

Passeio de caiaque e nadar nas nascentes – Nós fizemos um passeio de caiaque saindo do Hunter Springs Park, com a Hunter Springs Kayak. Pegamos o caiaque na sede da empresa e saímos remando pela Kings Bay rumo a algumas springs (ou nascente): dentre elas a mais famosa de todas: a Three Sister Springs. Nessa área tem vários pontos onde é permitido parar o caiaque e nadar. E em outros pontos é possível chegar de carro ou trilhas para nadar nas nascentes. O aluguel de caiaque para 3 horas custa $42 o individual e $55 o duplo. A água é mais esverdeada do que Ocala, por exemplo, ou estivemos recentemente. E em muitos pontos é mais funda e com mais vegetação, então algumas vezes não dá para ver o fundo. Mas sem dúvida tem uma beleza impressionante. Clique aqui para comprar o passeio de caiaque.

Passear pelo centro de Crystal River – O centro de Crystal River é bem charmoso e cheio de lojinhas e restaurantes bem bonitinhos. Bem cara de cidade do interior. Apesar de pequeno e se resumir a dois quarteirões de uma única rua, tem lugares bem legais para fotos e alguns restaurantes gostosos. Nós comemos em 2 deles e estão mais abaixo nas recomendações de restaurantes.

Conhecer a praiaCrystal River também tem praia.  E por sinal é linda. É a Fort Island Beach. Você pode aproveitar a praia e até entrar no mar, mas nós só fomos para ver o por-do-sol, que por sinal é maravailhoso. Tem estacionamento gratuito e banheiro no local, porém é uma praia afastada e não tem nenhuma estrutura, então se pretende curtir a praia, leve cadeira, guarda-sol e outros adereços.

Onde ficar em Crystal River

Nós ficamos hospedados no Best Western Crystal River Resort. É um hotel simples, porém com ótima localização. A empresa do nado com manatees fica dentro do hotel e é possível ir a pé até ao centro e até a empresa de caiaques. Então na minha opinião é o grande diferencial.

O quarto é grande e tem microondas  frigobar. O café da manhã é incluso na diária. Tem piscina e estacionamento é gratuito. Diárias a partir de $100. Reserve aqui esse hotel.

Essa região não tem muitos hotéis. Além desse, em Crystal River tem o Holiday Inn Express Crystal River, também com café incluído. Diárias a partir de $120.

Para quem procura um hotel um pouco superior tem o Plantation on Crystal River, Ascend Hotel Collection. Não inclui café da manhã, mas tem uma estrutura bem superior aos demais. Tem diárias a partir de $140.

Clique aqui para reservar um hotel em Crystal River e região.

Onde comer em Crystal River

Não ficamos tantos dias na região e não tivemos oportunidade de conhecer tantos restaurantes assim, mas a impressão que eu tive é que em Crystal River a maioria dos restaurantes são pequenos e relativamente simples, porém tudo bem charmoso e aconchegante.

Vou deixar abaixo alguns lugares que provamos durante o nosso fim de semana na região e que foram aprovados.

Seafood Seller & Cafe – Um restaurante focado em frutos do mar, inspirado na culinária cajun de Nova Orleans. Ambiente temático e ótima comida. Abre de terça a domingo para almoço e jantar. Valor médio $25. 300 S.E. US Hwy 19, Crystal River. Site do Seafood Seller & Cafe.

Amy’s On The Avenue – Fica no centrinho de Crystal River. Trata-se de uma loja de roupas, acessórios e decoração com um café aos fundos. Um lugar bem charmoso e tem um pátio super agradável e aconchegante. Serve lanches e saladas. Abre para café almoço de terça a sábado. Valor médio $12. 539 N Citrus Ave, Crystal River. Site do Amy’s On The Avenue.

Florida Cracker Monkey Bar – É um pizza bar bem rústico à beira do rio em Homosassa. Nós fomos à noite, mas com certeza no almoço o visual é mais bonito, porque dá para perceber que a paisagem é linda ali. Eles trabalham somente com pestiscos e pizza, e são pizza de forno à lenha bem gostosas. Preço médio $18. 5297 S Cherokee Way, Homosassa. Site doFlorida Cracker Monkey Bar.

Cattle Dog Coffee Roasters – Um café instalado numa casa antiga no centro de Crystal River. É um lugar bem aconchegante e bem lindinho. Eles possuem grande variedade de estilos de cafés. Servem lanches, pães e bolos e também saladas. Abre sete dias por semana para café e almoço. Preço médio $10. 638 N Citrus Ave, Crystal River. Site do Cattle Dog Coffee Roasters.

Nossa opinião sobre Crystal River

Adoramos conhecer um lugar tão interessante e tão perto de Orlando. Um lugar de muita natureza e com essa possibilidade de encontrar peixes-bois o ano inteiro e ainda nadar com eles, com toda a segurança e respeito que eles merecem. Realmente um lugar incrível, que pouca gente conhece e que vale a pena conhecer, principalmente para quem curte animais.

Agradecemos ao Discovery Crystal River o apoio nessa viagem

Matérias Relacionadas

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line