Tudo Sobre os Parques da Disney » Parques » Guia completo do Mardi Gras, o Carnaval da Universal

Guia completo do Mardi Gras, o Carnaval da Universal

por Andreza Dica & Indica

Hoje vamos falar sobre um evento que ocorre no Universal Studios todos os anos entre os meses de fevereiro e abril: o Mardi Gras, uma espécie de celebração de Carnaval.

É um evento incluso no ingresso regular do parque e em 2020 irá ocorrer diariamente entre os dias 1 de Fevereiro e 02 de Abril.

Abaixo ou nesse link você consegue ver um vídeo que fizemos sobre o Mardi Gras. Assine o nosso canal no Youtube para receber notificação de todos os nossos vídeos.

O que é o Mardi Gras

O Mardi Gras é o Carnaval celebrado em Nova Orleans, que é um dos mais famosos do mundo e que atrai mais de um milhão de turistas a cada ano.

A palavra Mardi Gras significa “terça-feira gorda” em francês, povo que colonizou Nova Orleans, que seria a terça-feira de Carnaval, último dia antes da Quaresma. O Mardi Gras é marcado por apresentações de jazz, fantasias com máscaras, parada com carros alegóricos e os colares de contas coloridas.

Esses colares, aliás, são uma febre. Durante a parada (ou desfile) são arremessados colares para o público e as pessoas enlouquecidas esticam os braços para agarrar o maior número de colares possível. Em New Orleans, as mulheres chegam a mostrar os seios para conseguir mais colares. Socorro!!! Mas é claro que o Mardi Gras na Universal o ambiente é mais familiar… 🙂

As cores do Mardi Gras são dourado, verde e roxo, representando respectivamente o poder, a fé e a justiça.

E se tem uma coisa que a gente entende é de Carnaval. Afinal como bons brasileiros, sempre achamos que o verdadeiro Carnaval é o nosso. Mas existem culturas que comemoram de outra forma. E aqui você poderá conhecer uma outra maneira de celebrar essa festa.

Como é o Mardi Gras na Universal

Durante o dia o parque funciona normalmente e não tem nenhuma atração específica.

2016-02-06 17.30.33

A partir das 16h que os eventos específicos do Mardi Gras começam a ocorrer. Tem uma área denominada French Quarter, abre para os visitantes. É aí que são montadas algumas barraquinhas onde são vendidos pratos típicos.  E essa área fica totalmente decorada com os elementos do “verdadeiro” Mardi Gras.

2018-02-23 18.08.14 2018-02-23 18.07.34
2016-02-06 17.51.552016-02-06 17.44.07

Também são apresentados pequenos shows antes do anoitecer, com músicos e dançarinos.

mardi gras universal mardi gras universal2018-02-23 18.02.482018-02-23 18.03.25

Parada de Mardi Gras

Um dos pontos altos do Mardi Gras é a parada que ocorre em todas as noites de evento. Os carros da parada são elaborados pela mesma empresa que confecciona os carros alegóricos em New Orleans, portanto não é coisa genérica, não.

A parada é bem grande e conta com diversos carros alegóricos. Alguns carros são modificados ou até substituídos a cada ano, então sempre tem novidade. Abaixo fotos dos carros de 2019.

Em 2020 são 6 novos carros alegóricos, sendo um deles com inspiração no Brasil.

No chão, entre um carro e outro, passam alguns bailarinos fantasiados e nos carros estão visitantes do parque, geralmente portadores do passe anual, que são selecionados para participar do desfile. E são esses visitantes que estão nos carros que jogam os famosos colares.

Aliás, existe um segredinho sobre isso: qualquer visitante pode acabar participando do desfile. A princípio os portadores do passe anual se inscrevem no site com antecedência. Se na hora de organizar as pessoas para o desfile estiver sobrando vaga, qualquer pessoa pode participar. Para ter essa chance, você pode se cadastrar no app da Universal. Lá tem a opção de entrar na fila virtual. Se você for selecionado, receberá uma notificação pelo próprio aplicativo, então fique de olho.

Nós já participamos do desfile algumas vezes e adoramos. A experiência de jogar os colares é muito divertida, além de gratificante, porque tem um monte de gente embaixo pedindo colares e você vê que ficam felizes quando você joga colares para eles. Foi uma das melhores experiências que já tivemos nos parques da Universal.

233951_92865842

É um tal de colar voando, que é uma loucura… E o pessoal embaixo fica louco querendo pegar. É bem divertido. Minha filha quando assiste à parada sempre pega dezenas de colares e sai feliz da vida parecendo um cabide de loja de bijuteria 🙂 Depois não tem nem onde guardar.

2018-02-23 19.50.58

E a parada em si é bem animada e colorida. Eu acho que gosto mais da parada de Mardi Gras, que a parada de Natal, por exemplo. Talvez sejam as luzes, já que ela ocorre à noite e a da Natal é de tarde. Mas acho a parada de Mardi Gras mais alegre… Acho que a presença dos colares e a diversão de pegá-los dá um toque a mais.

Normalmente a parada ocorre em horários diferentes durante a temporada e é necessário confirmar o horário certinho, pois pode variar em até 2,5 horas dependendo da data. O horário de cada data é publicado no site da Universal.

A parada circula boa parte do parque e é possível assisti-la de vários pontos, mas nós gostamos de ficar sempre perto do começo, perto do restaurante Mel’s Drive-in, porque a visão é ótima e assim que a parada passa, você já está próximo da saída também.

Shows do Mardi Gras da Universal

Na maioria dos sábados e domingos, depois da parada de Mardi Gras, ocorre um show com músicos famosos. Alguns podem não ser tão famosos para o público brasileiro. A cada noite é um artista diferente. Mas já se apresentaram no Mardi Gras artistas como Diana Ross, Adam Lambert, Fifty Harmony e muitas outras celebridades.

Esses concertos são bem famosos e super bem produzidos, então ficam bem cheios. Eles ocorrem no palco em frente à montanha-russa Hollywood Rip Ride Rockit. Dependendo do artista, é melhor chegar com bastante antecedência se quiser pegar um bom lugar.

Mardi Gras

Nós já assistimos alguns shows lá e achei bem organizado. Apesar de bem cheio. Normalmente chegamos 3 horas antes do show para ficar relativamente perto do palco e mesmo assim já tem muita gente esperando.

Os shows geralmente só acontecem aos sábados e domingos às 20h30. Em 2020 os shows que serão apresentados são:

SHOWS NO MARDI GRAS EM FEVEREIRO

01 – The Roots
08 – Karol G
15 – Bell Biv DeVoe
16 – +Live+
22 – Kool & the Gang
29 – TLC

SHOWS NO MARDI GRAS EM MARÇO

07 – REO Speedwagon
08 – Dustin Lynch
13 – Luis Fonsi
14 – The All-American Rejects
15 – Diana Ross
20 – Chris Young
21 – Earth, Wind & Fire
22 – Marshmello
28 – Why Don’t We
29 – Gavin DeGraw

Comidas do Mardi Gras

As comidas servidas durante o Mardi Gras são pratos da culinária “cajun”, típicos do estado da Luisiana, onde fica Nova Orleans. É uma culinária originada pelas francesa e espanhola, adaptada pelos colonos e escravos que habitaram a região.

São pratos ligeiramente apimentados com camarão, arroz com feijão (completamente diferentes dos nossos) e linguiça. Apesar de ali eles serem meio “pré fabricados”, porque são feitos em quiosques e em grandes quantidades, são bons.

Em 2020, entre os dias 01 e 14 de março serão servidos pratos e bebidas com inspiração no Brasil, como pão de queijo e uma bebida chamada Girl from Ipanema. Essas opções serão servidas no quiosque Carnival Around the Universe, que receberá a cada quinzena pratos de diferentes países.

E esse ano a Universal está com uma novidade: o Bayou Boil, uma experiência diferenciada. Consiste num jantar tipicamente cajun servido à beira do lago, um buffet de sobremesas típicas e lugar reservado para assistir à parada. Nós estivemos nesse jantar e achamos interessante. Você pode comer à vontade um prato típico de lagostim, camarão, linguiça, batata e milho, inclui suco e água ilimitado e uma bebida extra, que pode ser alcoólica ou não. A sobremesa é servida no Café La Bamba; eles servem 2 ou 3 sobremesas e espumante. E em seguida podemos assistir à parada num local reservado. O mais legal desse local é que é uma das únicas áreas onde é possível ver a parada duas vezes: assim que ela sai e na hora que ela está voltando. É excelente!

A experiência completa custa US$60,00 para adulto e US$40,00 para criança e pode ser adquirida direto no site da Universal. Por tudo o que oferece, até que não é tão caro, comparado a outras experiências, como os buffets de sobremesas da Disney. Porém, barato também não é. Então se você não gosta de comida apimentada, é algo que eu não recomendo, pois tudo é bem condimentado. Então só reserve se você curtir esse tipo de comida, senão praticamente não compensa.

Produtos do Mardi Gras

Produtos do Mardi Gras estão espalhados pelo parque, mas na loja Tribute Store é onde está a maior seleção de itens. Sem contar que a loja é super bem decorada e vale a visita mesmo se não quiser comprar nada. Lá eles vendem roupas, máscaras de carnaval, canecas e diversos outros souvenirs.

Informações sobre o Mardi Gras da Universal

  • O Mardi Gras é um evento que está incluso no ingresso do parque, portanto não se paga nada extra para acessar o French Quarter, nem para assistir à parada ou ao show.
  • Aqui no blog você pode comprar os ingressos dos parques, tanto da Universal, quanto de qualquer outro parque. Aliás, podemos auxiliar com a viagem completa, reservando hotel, carro, seguro viagem e tudo o que você precisa para a sua viagem a Orlando. Veja aqui todos os nossos serviços de viagem.
  • Nos dias de shows, dependendo do artista, o parque pode ficar mais cheio que o normal, principalmente no fim do dia. Se não tiver interesse no show, é melhor evitar de visitar o parque nesse dia.

Nós gostamos demais do Mardi Gras. Apesar de ser um evento relativamente simples, é muito divertido e animado. A parada é nossa parte preferida, principalmente depois que jogamos os colares 🙂

Post escrito originalmente em fevereiro/2018 e atualizado pela última vez fevereiro/2020

Matérias Relacionadas

3 Comentários

Bruna 19/02/2018 - 00:46

Olá!
A parada / desfile do mardi ocorre todos os dias e somente os shows são aos finais de semana ou o desfile tb só ocorre aos fins de semana?

Resposta
Andreza Dica e Indica 24/02/2018 - 11:58

Oi,
Bruna
Sim, o desfile ocorre todos os dias e esse ano vai até 7 de abril.
Abraços e Obrigada

Resposta
Ana Paula 06/02/2020 - 13:32

Estava pesquisando por possíveis futuros destinos das nossas viagens (e eu sempre gosto de incluir um festival) e caramba! Aqui tem tudo sobre o Mardi Gras!
Obrigada por compartilhar tantas informações!!

Resposta

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line