Tudo Sobre os Parques da Disney » Outros passeios » Kennedy Space Center – Base da Nasa em Cabo Canaveral

Kennedy Space Center – Base da Nasa em Cabo Canaveral

por Andreza Dica & Indica

Nesse post nós vamos falar sobre o Kennedy Space Center, ou, como muitos chamam, a Nasa ou Cabo Canaveral. A confusão no nome se dá porque trata-se de um centro espacial da Nasa, localizado na região de Cabo Canaveral, chamado Kennedy Space Center, então cada um chama de uma coisa diferente.

O KSC (outra forma de chamar o Kennedy Space Center, pela sigla) é um lugar que eu gosto bastante, pois além de bem interessante, não é tão cansativo como os parques e ainda é super informativo. Acaba não sendo uma atração tão popular entre os turistas, mas vale a visita.

Veja abaixo ou nesse link o nosso vídeo sobre o Kennedy Space Center.

 

Eu preciso contar uma coisa para vocês que eu só me dei conta depois de adulta: a minha relação com esse centro da Nasa é bem antiga. Quando eu era criança eu amava de paixão o seriado Jeannie é um Gênio, que se eu não me engano, era exibida na TV Record. Até fantasia parecida com a da Jennie eu tinha.

Ok, a fantasia não é igual, mas há 35 anos não tinha essa de fantasia idêntica 🙂

Mas o que a Jeannie é um Gênio tem a ver com a Nasa? Para quem assistia, deve se lembrar do “meu amo” Major Nelson. Ele era um astronauta da Nasa, trabalhava em Cabo Canaveral e morava em Cocoa Beach. Portanto eu já era envolvida com a Nasa desde pequena e nem sabia 😀

Jeannie e o Major Nelson

A propósito: a série era tão popular nos Estados Unidos também que tem até um museu sobre a série e uma rua em Cocoa Beach com seu nome, mas isso é assunto para outro post.

Rua com o nome da série em Cocoa Beach

Onde fica o Kennedy Space Center, Nasa

O centro espacial Kennedy Space Center fica localizado a aproximadamente uma hora de Orlando, perto de Cocoa Beach e muito próximo de Porto Canaveral, porto de onde saem diversos cruzeiros, inclusive os da Disney Cruise.

Por ali também fica a estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. Toda essa região forma o Space Coast, ou Costa Espacial, região com lindas praias e que também abriga os complexos aéreos e espaciais.

Mapa: Visit Space Coast

Como é a Nasa em Cabo Canaveral

O primeiro lançamento de foguete na região foi em 1950, mas foi em 1960 que a Nasa na Flórida começou as exposições para visitantes. Mas foi somente na década de 70, depois da abertura dos parques em Orlando, que o centro de visitantes recebeu mais investimento e começou a crescer.

Uma coisa é importante saber: o Kennedy Space Center está mais para um “museu” do que para um parque. Quem espera chegar lá e encontrar atrações e montanhas-russas, por exemplo, pode se decepcionar. No KSC você vai encontrar muita informação sobre e exploração espacial. São exposições de foguetes, roupas, objetos, fotos, filmes…

É um programa para todas as idades; cada idade vai se interessar por determinados assuntos. A única coisa que complica um pouquinho é a questão do idioma, pois perde-se algumas informações técnicas ou cronológicas, por exemplo, quando não se fala inglês. Mas nada que comprometa o passeio.

O bom é que como muita coisa é só exposição no Kennedy Space Center, você geralmente não tem filas para as atrações.

Veja aqui o mapa do Kennedy Space Center.

O que fazer no Kennedy Space Center

Space Shuttle Atlantis – É a minha área favorita do Kennedy Space Center. É onde está exposta a Atlantis, 4º ônibus espacial da Nasa, que participou de 33 missões. Antes de entrar na área onde o Atlantis está exposto, é exibido um vídeo sobre a criação dos ônibus espaciais. Depois do filme você entra na área onde a aeronave está exposta e é simplesmente incrível. Saber que aquilo foi e voltou do espaço várias vezes é até emocionante.

Dentro desse mesmo prédio tem uma série de áreas para interagir, como réplicas de cabines dos astronautas. Tem também um escorregador bem íngreme que mostra a trajetória do ônibus espacial no momento do pouso e alguns jogos e playground. Essa área as crianças costumam gostar muito.

E é aí também que fica o Shuttle Launch Experience, simulador de lançamento e órbita de um ônibus espacial. Esse já é um pouco radical e é necessário ter no mínimo 1,12m de altura para participar. Ele provoca algumas sensações que podem causar desconforto em algumas pessoas mais sensíveis. Quem não quiser ou não puder participar, pode ficar do lado de fora e assistir às pessoas dentro do simulador.

É sem dúvida uma das áreas mais populares de todo o complexo e não pode deixar de ser visitada. Sugiro fazer de manhã logo que chegar, pois pode ter fila no simulador mais tarde.

Rocket Garden – Essa é uma área que você vai obrigatoriamente passar em frente. É um “jardim de foguetes”. É um lugar basicamente para tirar fotos, mas tem um tour que ocorre várias vezes ao dia que explica mais sobre os foguetes ali expostos. É interessante entender bem o inglês para compreender as explicações.

Kennedy Space Center Bus Tour – Outra atração muito popular, trata- se de um tour de ônibus pelas instalações da Nasa. Nesse passeio, que tem duração de aproximadamente 40 minutos, não é possível descer do ônibus, mas passa-se por várias construções importantes, como o prédio onde são montados os foguetes, e em bases de lançamento. Essa é uma das atrações que fica um pouco comprometida por conta da falta de idioma, pois o motorista vai fazendo várias explicações e muita informação se perde sem o inglês. Dica extra: ao entrar no ônibus, procure se sentar do lado direito do ônibus (lado oposto ao motorista); é onde se tem as melhores oportunidades de fotos durante o tour. ESSE TOUR ESTÁ SUSPENSO DURANTE A PANDEMIA, SEM DATA PARA REABERTURA.

O fim do percurso é no prédio Apollo/ Saturn V Center, que fica afastado do resto do complexo e só se chega com o ônibus, e tem algumas coisas bem interessantes também, como o foguete Saturn V que está exposto lá e alguns objetos, como uma pedra da Lua, que pode ser tocada por todos os visitantes.

Como ocorre no prédio do Atlantis, também tem algumas áreas interativas para as crianças. Ali é possível visitar uma réplica de uma sala de comando da época em que o homem foi à lua, enquanto se escuta áudios dos controladores e engenheiros. Muito interessante!

Para celebrar os 50 anos da chegada do Homem à Lua em 2019, foi criada uma escultura na área externa que é muito bonita.

O trajeto de volta para a área principal do parque também é feita de ônibus, porém a volta é bem rápida, em torno de 10 minutos.

Imax Theater – Nesse cinema são exibidos filmes 3D sobre algo ligado ao espaço. Os filmes podem mudar, então é bom consultar o site para ver os filmes em cartaz no momento. O problema é que os filmes são um pouco longos (em torno de 40 minutos) e a maioria deles tem o inglês que pode ser um problema para alguns. Mas no geral as imagens são muito bonitas. Sugiro deixar para o final do dia e se sobrar tempo, você faz.

Eyes on the UniverseUm filme 3D sobre as descobertas do telescópio Hubble, com 20 minutos de duração. ATRAÇÃO SUSPENSA DURANTE A PANDEMIA.

Journey to Mars – Um prédio inteiro dedicado ao planeta vermelho, que mostra o que a Nasa tem feito para explorar Marte. Com jogos e simuladores.

Heroes & Legends – É um prédio dedicado a homenagear os heróis de uma forma geral, principalmente os astronautas e mostrar como o espaço sempre inspirou livros e filmes no mundo inteiro. Depois de um filme falando sobre os heróis, entramos numa sala que exibe um filme 180º com muitos efeitos especiais com duração aproximada de 10 minutos. Em seguida seguimos para uma exposição bem inspiradora para os jovens que fala sobre as qualidades para se tornar um herói, ou simplesmente uma pessoa de bem, como perseverança, coragem, determinação, disciplina, auto-confiança entre outras. E a atração termina numa sala que homenageia os astronautas das Nasa. É uma das últimas atrações inauguradas do Kennedy Space Center.

Astronaut Encouter – Diariamente um astronauta da Nasa recebe os visitantes para uma apresentação e também posa para fotos e responde as perguntas sobre expedições ao espaço. Os astronautas se revesam e ficam de 3 a 5 dias no complexo fazendo essas aparições. Na programação do KSC é possível verificar essa escala. O ruim é que essas apresentações também são em inglês e só ocorrem duas a três vezes ao dia. ATRAÇÃO SUSPENSA DURANTE A PANDEMIA.

Algumas vezes por ano o único astronauta brasileiro, o Marcos Pontes, faz sua aparição no Kennedy Space Center. Tivemos a oportunidade de estar com ele uma vez e garanto que é um encanto de pessoa. Nesse post geralmente anunciamos quando ele estará em Cabo Canaveral. Já adianto que normalmente ele é escalado nos meses de janeiro e/ou julho, quando tem muitos brasileiros na região.

Atrações pagas à parte no KSC – Nasa

O Kennedy Space Center possui algumas atividades que podem ser adquiridas à parte. Eu realmente não acho que para uma primeira visita seja interessante incluir essas atividades, pois o complexo tem muita coisa para ver e tudo acaba demorando bastante. Eu sugiro ir ao KSC uma vez e se gostar incluir um ou mais extras numa segunda visita.

As principais atrações extras são:

Lunch with an Astronaut – É o almoço com um astronauta. Geralmente o astronauta do Astronaut Encounter participa de um almoço com aproximadamente 40 visitantes numa sala reservada. Trata-se de um buffet e durante o almoço ele faz uma apresentação e no final tira foto com todos. O valor médio é de US$30,00 por pessoa. ATRAÇÃO SUSPENSA DURANTE A PANDEMIA.

Fly with an Astronaut – É um tour de 4 horas com um astronauta. Todo o tour de ônibus e as área da Atlantis e da Apollo/Saturn V é feita com o acompanhamento e explicações do astronauta. E inclui o almoço. É legal porque você vai ter as explicações de uma pessoa que viveu tudo aquilo e ainda por cima o ônibus faz paradas durante o trajeto para fotos exclusivas, mas só é adequado para quem fala muito bem o inglês. Esse tour só ocorre 3 dias por mês e custa US$199,00 por pessoa. Foi esse tour que fizemos com o Marcos Pontes em 2016. ATRAÇÃO SUSPENSA DURANTE A PANDEMIA.

Parada durante o tour para fotos com o astronauta

ATX Astronaut Training Experience – Trata-se de um programa de 5 horas de duração onde os visitantes vão passar por treinamentos semelhantes aos feitos pelos astronautas, inclusive os simuladores. No final os participantes recebem um relatório de desempenho. Ocorre geralmente às quartas, sábados e domingos e custa US$175,00 por pessoa. ATRAÇÃO SUSPENSA DURANTE A PANDEMIA.

Nós vendemos os ingressos do Kennedy Space Center e dessas experiências extras também.

Se optar por fazer alguma delas, o ideal é reservar com antecedência, pois os lugares são limitados.

Restaurantes no Kennedy Space Center

A comida não é muito o forte do KSC. Tirando as opções de atividades pagas à parte, que incluem o almoço, os demais restaurantes do parque são de pratos rápidos.

Acho que a melhor opção é o Orbit Cafe que tem saladas, lanches e massa. O Rocket Garden Cafe, que fica perto da entrada do parque, também tem opções de salada, taco, hambúrguer e pizza. Serve café e almoço.

Se a fome bater enquanto você estiver no prédio Apollo/ Saturn V, tem o Moon Rock Cafe, que tem cachorro-quente e grande variedade de lanches.

Lojas da Nasa

Uma coisa que eu acho super legal no Kennedy Space Center é a variedade de produtos bacanas que eles tem para vender. Tem camiseta, brinquedos, livros, objetos de decoração, macacão de astronauta… É muito bacana! Isso sem contar as comidas de astronauta que eles vendem também. As lojas são bem completas.

Eu teria pirado com uma Barbie astronauta quando eu era criança

As melhores lojas na minha opinião são a Space Shop, que é a principal loja do complexo. Outras opções que indico são a Shuttle Express, na saída da Atlantis e a The Right Stuff, no Apollo/Saturn V. A.

Serviço de fotos da Nasa

Eles tem um serviço de fotos bem legal também. Existem diversas oportunidades de fotos no complexo, a maioria delas montagens que ficam bem legais. Por US$45,00 é possível comprar todas as fotos tiradas da família ou comprar somente algumas avulsas.

Dá até para fazer uma espécie de crachá de astronauta, que é bem bonitinho.

Como chegar ao Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral

A melhor forma de chegar ao Kennedy Space Center a partir de Orlando é de carro, já que o complexo fica a mais ou menos uma hora de Orlando. O estacionamento custa US$10,00. Se optar por reservar um carro, recomendo a Rentcars, que tem preços bem interessantes e parcela.

Para quem não dirige, a Nasa não possui transporte oferecido por eles, nem gratuito, nem pago. Então você teria que pegar um transporte à parte. Nesse link você tem a opção de contratar um transfer de ônibus que custa US$55,00 por pessoa ida e volta com horário marcado.

Dicas para aproveitar melhor o Kennedy Space Center

  • Assim que chegar ao Kennedy Space Center pegue um mapa e um folheto com os horários das atividades. Isso é importante para programar o seu dia.

 

  • Procure fazer logo pela manhã as principais atrações que são o Atlantis (e o seu simulador) e o tour com o ônibus para já garantir o principal do complexo.

 

  • Você já pode sair do Brasil com o ingresso da Nasa para não precisar comprar lá. Nós vendemos o ingresso e você pode ver preços e condições nesse link.

 

  • O complexo abre às 9h o ano inteiro, mas o horário de fechamento pode variar. Consulte o calendário do KSC aqui.

Post escrito originalmente em maio/2018 e editado e republicado em julho/2020.

Matérias Relacionadas

2 Comentários

roberta 03/07/2018 - 16:24

Gostaria de cotar o valor para o passeio KSC para 3 adultos e 1 criança de 11 anos.Desde ja agradeço.

Resposta
Andreza Dica e Indica 22/08/2018 - 20:17

Oi,
Roberta
Me envia um e-mail no endereço: [email protected] que eu coto para você.
Fico a disposição
Abraços e Obrigada

Resposta

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line