Tudo Sobre os Parques da Disney » Durante a Viagem » Segurança » Como está o coronavírus em Orlando

Como está o coronavírus em Orlando

por Andreza Dica & Indica

ATUALIZADO EM 17/03/2020 – Muita gente está preocupada com o coronavírus e como ele pode afetar a viagem para Orlando. Então estou fazendo esse post para dizer como está a situação do coronavírus em Orlando e se as coisas mudarem, vou alterando o post também.

Vou responder aqui as principais perguntas que as pessoas tem nos feito:

Como está o coronavírus em Orlando?

A coisa estava sob controle até quinta-feira dia 12, quando todos os parques começaram a anunciar o fechamento dos seus parques, e a cidade começará a parar de vez na segunda, dia 16. O primeiro caso de coronavírus na região de Orlando foi confirmado dia 14 de março. Foi detectado um funcionário do aeroporto de Orlando com a doença. As escolas condado de Orange, que compreende a cidade de Orlando e outras cidades vizinhas, estariam em Spring Break, portanto sem aulas, entre 13 e 22 de março, mas já foi comunicado que eles só retornarão em 30 de março e isso pode ser estendido. As companhias aéreas já estão começando a cancelar voos. A American Airlines já suspendeu TODOS os voos do Brasil para os Estados Unidos e vice-versa até pelo menos 06 de maio. A Azul cancelou todos os voos e manteve, por enquanto, somente os voos saindo de Campinas.

Os parques de Orlando vão fechar por causa do coronavírus?

Sim. Todos os parques já anunciaram que serão fechados a partir de segunda, dia 15: Disney, Universal, parques do SeaWorld (incluindo Busch Gardens, Aquatica e Discovery Cove), Legoland, Kennedy Space Center. Nenhum deles informa uma data exata para reabrir, apenas mencionam “final de março”, porém, se a situação não estiver controlada até o fim do mês, eles podem estender esse período. O complexo do Icon 360 permanecerá aberto por enquanto. Todos os hotéis da Disney e da Universal vão fechar os seus hotéis a partir de sexta, dia 20. Disney Springs e Citywalk também serão fechados. Muitas lojas e restaurantes também começaram a fechar. Bares e casas noturnas ficarão fechadas por 30 dias a partir de 17 de março.

Alguma festa ou evento foi cancelado em Orlando por conta do coronavírus?

Todos os eventos estão sendo cancelados. Começaram com feiras e congressos no centro de convenção da cidade. Depois foi a vez da NBA anunciar a suspensão da temporada. O hóquei e o futebol também cancelaram os jogos. Shows nos estádios também estão sendo cancelados. O novo espetáculo do Cirque du Soliel, que está com estreia prevista para dia 20 de março, continua programado, mas acredito que será cancelado também. Como os parques estarão fechados, todos os eventos nos parques estão cancelados ou suspensos.

Os parques vão reembolsar os ingressos?

Todos os parques estão sendo super flexíveis com troca de data de ingressos. Então quem pretende postergar a viagem para daqui algumas semanas/meses, não precisa se preocupar com isso. Não foi divulgada nenhuma política para cancelamento total da viagem. Nesse caso sugiro entrar com contato direto com o canal onde comprou os ingressos, caso queira cancelar.

E os cruzeiros foram cancelados?

Foram. Tanto da Disney, quanto de outras companhias, todos foram cancelados até meados de abril. Todos os navios ficarão parados.

O governador declarou estado de emergência. O que isso significa?

O estado de emergência é declarado preventivamente para que o governador possa ter mais autonomia e agilidade para tomar as medidas necessárias. Com isso ele não precisa fazer coisas como licitação para compra de kits de testes ou remédios, por exemplo. Além disso tem prioridade nos recursos do governo federal caso seja necessário. Esse pedido não tem relação ao número de casos; é algo para se precaver ao aumento do número.

Foi decretado pandemia pela OMS. O que isso significa?

Na prática ainda não significa quase nada; é basicamente um alerta para os governos. Eles decretam pandemia quando é claro que uma doença se espalhou e já apresenta casos em diversos países. A pandemia não define a gravidade da doença e sim que ela se espalhou. Em 2009 quando a H1N1 a Organização Mundia da Saúde decretou pandemia também.

É verdade que os seguros de viagem não cobrem epidemia e pandemia?

Sim, isso consta no contrato e nas apólices. O primeiro atendimento é feito e teoricamente a partir do momento que a doença é detectada os atendimentos gratuitos seriam suspensos. A Allianz, nossa parceria, afirma em seu site que vai prestar toda a assistência a seus clientes, mas não está claro que continuaria cobrindo os atendimentos se o cliente precisar. Nem se pagariam a extensão da viagem no caso de não poder retornar ao Brasil por estar doente. Ainda não consegui uma confirmação concreta de quais seriam as coberturas nesse momento, principalmente para quem está embarcando a partir de hoje. Alguns seguros já deixaram claro que cobrirão, outros que não cobrirão e alguns estão com informações “duvidosas”. Lembrando que todas as demais coberturas para outras doenças e acidentes permanecem inalteradas.

Devo cancelar minha viagem para Orlando por causa do coronavírus?

Se sua viagem está marcada para os próximos dias, suspenda tudo, pois você não terá o que fazer aqui. Não compensa vir com tudo fechado. Conforme as coisas forem se definindo, você remarca a viagem para uma data mais “segura”. Se sua viagem for daqui algumas semanas/meses eu não faria nada por enquanto e esperaria o desenrolar dos acontecimentos; se a coisa piorar pode começar a pensar em modificação. Se seu voo for com a American Airlines antes de 06 de maio sugiro entrar em contato com ele para verificar procedimentos de reembolso ou alteração.

É verdade que estão faltando produtos nos supermercados?

Sim, muitos supermercados estão com escassez de muitos produtos. Mas alguns estão mais abastecidos. Alguns itens estão com quantidade limitada de itens como papel higiênico e água. Álcool e desinfetantes estão impossíveis de serem encontrados. Comida basicamente falta um item ou outro, mas nada absurdo.

As lojas estão abertas e funcionando normalmente?

Algumas estão abertas, mas muita coisa está fechando e acredito que essa semana mais locais sejam fechados, como os shoppings e outlets. Os supermercados já reduziram o horário de funcionamento.

É verdade que a Disney dispensou diversos funcionários?

Sim, é verdade. Eles dispensaram todos os estudantes do College Program, que são os “estagiários” vindos das faculdades. São estudantes do mundo inteiro. A Disney dispensou todos eles, apesar de pagar tudo, e todos devem voltar para casa no máximo até quarta-feira, dia 18. Eles também dispensaram diversos artistas dos pavilhões do Epcot. Mais demissões e falências no setor do turismo.

O que eu posso fazer para me proteger contra o coronavírus?

As medidas de proteção contra o coronavírus são relativamente simples: higienizar as mãos com mais frequência, espirrar e tossir em um lenço de papel e descartar imediatamente, evitar abraço, aperto de mão e beijo (para brasileiro essa é uma das mais difíceis), evitar de levar a mão à boca, olhos e nariz e evitar ficar próximo de pessoas que estejam apresentando sintomas semelhantes aos da gripe. A máscara não deve ser usada indiscriminadamente, então caso esteja pensando em adquirir máscara, pergunte a um médico como e quando utilizá-la, pois o uso incorreto pode até ser mais prejudicial.

Veja mais dicas para evitar o coronavírus na imagem abaixo e compartilhe com os amigos.

Matérias Relacionadas

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line