Tudo Sobre os Parques da Disney » Planejamento » Embarque e Desembarque » Como é voar de TAM para Orlando

Como é voar de TAM para Orlando

por Andreza Dica & Indica

A companhia aérea que mais uso para ir a Orlando é a TAM. E hoje vou contar como é voar de TAM para Orlando. Sempre que possível optamos por ela por duas grandes razões:

  1. Era a única companhia que voa direto para Orlando, sem escalas ou conexões, saindo de Guarulhos, que é o melhor aeroporto para nós. Atualmente a Delta também sai de Guarulhos num voo direto para Orlando.
  2.  É o nosso programa de fidelidade “oficial”, pois temos o cartão de crédito da TAM, portanto é a companhia que costumamos juntar e resgatar milhas. Dentre algumas vantagens do cartão de crédito que possuímos é o check-in e embarque prioritários em voos nacionais e internacionais.Cartões de crédito da TAM pela Itaucard

Além disso, o voo noturno da TAM chegava bem cedinho em Orlando (entre 6h e 8h30 dependendo da época do ano) e isso garante que o dia da chegada na cidade seja “útil”, ou seja, ainda é possível ir a parque ou a compras e aproveitar o dia inteiro. Porém, há alguns meses a Tam extinguiu o voo de ida noturno. Agora o voo vai de dia e volta à noite.

Nós sempre preferimos viajar à noite por duas razões: não gastamos um dia de férias voando e não pagamos uma diária de hotel só para dormir na primeira noite. Sem contar que o voo noturno acaba passando mais rápido, pois entre uma cochilada e outra, tempo vai passando e quando você vê já está chegando. Uma pena que não temos mais essa opção por enquanto.

Mas indo no voo diurno ou para quem não dorme em voo, um dos grandes diferenciais da TAM são as opções de entretenimento. Todas as poltronas possuem monitores individuais, com jogos, música e filmes. São muitas opções de filmes, inclusive uma grande seleção para as crianças e com muitos temas da Disney. E muitos dos filmes disponíveis são opções que acabaram de sair dos cinemas. E o bom: todos com áudio e/ou legenda em português.

Aliás, ao entrar na aeronave, todos os monitores ficam ligados, com uma foto de um balão do Mickey com o castelo ao fundo. E você já vai entrando no clima da magia Disney, sem nem ter decolado ainda.

Para quem prefere acompanhar o trajeto e informações do voo, o tempo todo está à disposição o canal que exibe o mapa de bordo, que informa velocidade, temperatura, tempo de voo e rota.

Todas as poltronas possuem carregadores USB e tomadas.

A aeronave, geralmente um Boeing 767, acomoda em torno de 220 passageiros e está configurada com 2 poltronas à direita, 3 ao centro e 2 à esquerda. Porém já pegamos a opção 3-4-3 também.

Nós, mesmo sendo em 3 pessoas, sempre optamos por sentar eu e a pequena em duas poltronas nos cantos e meu marido sozinho na fileira ao lado ou atrás, assim eu fico com a janela porque eu uso para encostar e sempre durmo, filhota dorme deitando a cabeça no meu colo e o marido, que não costuma dormir, fica assistindo toda a programação de filmes. 🙂

O espaço para pernas não é dos piores, mas também não é nenhum diferencial. É simplesmente normal!

A TAM conta com uma categoria de poltronas com mais espaço para as pernas chamado Espaço+. Normalmente não conseguimos usar essas poltronas, pois a maioria delas fica nas saídas de emergências e crianças não podem viajar nesses locais. Essas poltronas possuem custo extra e devem ser adquiridas no momento da reserva ou posteriormente, caso haja disponibilidade.

Esse voo costumava ter apoio de pé e recentemente nos últimos voos que tomei com a TAM eles não estavam mais lá. Acho que foram extintos.

A comida geralmente é bem fraquinha. Normalmente jantamos antes de embarcar e nem aceitamos o jantar oferecido durante o voo. E às vezes acabamos aceitando o café da manhã. Mas na minha opinião a comida é um dos pontos fracos desse voo. Bebidas como água, suco, refrigerante, café, cerveja e vinho são servidos livremente.

Não me lembro de atrasos nesse voo, e olha que já fiz essa rota pelo menos umas 6 vezes. É sempre pontual e normalmente chega no destino até uns minutos antes do previsto.

Os funcionários, tanto em terra, quanto os comissários, não são tão simpáticos, mas são prestativos. No geral não tenho reclamações.

Todos os passageiros recebiam um kit contendo escova e pasta de dente, pente, meia e caneta numa necessaire. Agora eles tem anunciado que tem um kit à disposição e quem quiser pode pedir; não entregam mais um a um.

Durante o voo é possível comprar produtos no Duty Free, como perfumes, maquiagens, relógios e até acessórios de viagem, como o adaptador de tomada universal, que já elegemos com acessórios indispensáveis de viagem. A revista fica no bolso a frente do seu banco e durante o voo os comissários passam perguntando se os passageiros vão querer adquirir algum produto. O pagamento é apenas com cartão de crédito internacional.

A TAM possui um programa chamado Comandante Kid, onde as crianças cadastradas possuem acesso a um site com jogos e atividades e recebem uma crachá exclusivo. Durante o voo as crianças ajudavam os comissários distribuindo balas ou dando as boas-vindas aos passageiros e ganhavam algum brinde no voo.

NY (13)

Filhota distribuindo balas em setembro/2013

Porém, recentemente, a TAM aboliu a ajuda das crianças e as mesmas ganham somente um brinde e somente às vezes são anunciadas no microfone. Com isso minha filha perdeu o interesse no programa, porque ela gostava mesmo era de ajudar os comissários.

Foi uma pena, pois era muito bonitinho… Li em algum lugar que a TAM teria suspendido essa ação porque houve alguma denúncia de exploração de trabalho infantil ou coisa do gênero. Sempre tem um espírito de porco para inventar uma bobagem e estragar a brincadeira. 🙁

Grande defeito do voo da TAM: o preço. Normalmente é a opção mais cara para voar para Orlando e até para outros destinos. Algumas vezes acabamos pagando mais porque um de nós está voando de milhas e não tem cabimento um ir sozinho num voo e os outros dois em outro voo, então acabamos pagando.

E o preço mais alto não parece ser um problema para os viajantes, pois os voos estão sempre lotados; mesmo ultimamente, com a alta do dólar, o voo saiu sem nenhuma poltrona vazia.

A TAM agora já não possui check-in na web para voos para os Estados Unidos, porém não é possível imprimir o cartão de embarque. Mas como temos o cartão que dá direito ao check-in prioritário, acabamos não ficando na fila e isso não compromete muito.

A TAM havia lançado um voo direto para Orlando saindo de Brasília, mas esse voo foi extinto com a crise. E possui voos direto para Miami saindo de diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. Lembrando que Miami fica a umas 3,5 horas de carro de Orlando.

No geral o voo da TAM para Orlando está aprovado e o voo direto saindo de Guarulhos ainda é um diferencial para nós, porém já ficou menos atraente por não ter mais o voo de ida noturno. Nesse ponto a Delta, que oferece ida e volta noturna em alguns dias da semana, pode ser uma opção mais interessante.

Lembrando que nós vendemos passagens aéreas e podemos cotar passagens da Azul ou qualquer outra companhia aérea para Orlando ou qualquer destino. Solicite cotação aqui.

 

 

Post alterado em 07/08/2016

Matérias Relacionadas

14 Comentários

Bárbara Guimarães 23/10/2015 - 21:07

Olá, com esse vôo direto de São Paulo Para Orlando. A parte de passar na imigração e alfândega é feita en Orlando mesmo ? Obg.. ê minha primeira viagem.

Resposta
Andreza Dica e Indica 27/10/2015 - 13:40

Oi,

Barbara
Quando chegar em Orlando você vai passar pela imigração e alfândega dos EUA e na volta você vai passar pela imigração e alfândega Brasileira:
Segue meu post anexo que explica todo o procedimento no aeroporto de Orlando, acho que isso pode te ajudar com mais algumas dúvidas.
https://andrezadicaeindica.com.br/2015/07/aeroporto-de-orlando.html

Fico a disposição
Abraços e Obrigada

Resposta
luciano 18/11/2015 - 08:48

Tem internet neste vôo?

Resposta
Andreza Dica e Indica 18/11/2015 - 15:09

Oi,
Luciano
Até maio desse ano (2015) não tinha e eu acabei procurando sobre isso não achei nada a respeito.
Fico a disposição
Abraços e Obrigada

Resposta
Danilo 15/02/2016 - 05:08

Olá, Td bem? Não estou encontrando o voo direto noturno nas pesquisas de maio. Está sabendo de algo?? Obrigado.

Resposta
Andreza Dica e Indica 18/02/2016 - 14:05

Oi,
Danilo
Eu consultei no site (TAM) e com a minha operadora e a mesma me disse que já faz tempo que não tem o voo de ida noturno.
Fico a disposição
Abraços e Obrigada

Resposta
FERNANDA ABREU 28/03/2016 - 22:14

Olá Andreza,
Vc sabe se a Tam retirou o voo noturno direto para Orlando? Estou pesquisando há algum tempo para setembro, porém aparece apenas a opção de voo diurno e direto para Orlando. Encontro apenas o retorno noturno.
Está sabendo se houve alteração no serviço?

Obrigada,

Fernanda

Resposta
Andreza Dica & Indica 19/04/2016 - 14:06

Oi,
Fernanda
Sim a TAM mudou o voo. Para ida é apenas o diurno e volta o noturno.
Fico a disposição
Abraços e Obrigada

Resposta
Helder 17/06/2016 - 23:21

Boa noite, qual o terminal de embarque da Tam em Orlando?

Resposta
Andreza Dica e Indica 17/08/2016 - 10:53

Oi,
Helder
Na ultima vez que fui acho que estava no B, mas é sempre bom verificar nas placas de orientação chegando no Aeroporto.
Abraços e Obrigada

Resposta
Anderson Souza 06/03/2017 - 09:38

bom dia Andreza e nossa primeira viagem internacional somos eu minha esposa e meus filhos vamos ficar 37 dias por la acha isso muito tempo para imigraçao . Obrigado

Resposta
Andreza Dica & Indica 19/04/2017 - 11:47

Oi,
Anderson
Difícil dizer isso, porque já ficamos 2 meses e foi tranquilo e meu marido já foi para ficar 1 semana e foi para sala da imigração para melhor averiguação.
Abraços e Obrigada

Resposta
Marcela 21/08/2017 - 17:30

Como o voo de ida é durante o dia, gostaria de saber se eles oferecem uma manta ou cobertor?Geralmente faz bastante frio no avião

Resposta
Andreza Dica e Indica 28/08/2017 - 14:29

Oi,
Marcela
Geralmente eles entregam uma manta….mas eu também levo uma minha na mala de mão.
Abraços e Obrigada

Resposta

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line