Tudo Sobre os Parques da Disney » Parques » Epcot » Candlelight Processional: Apresentação de coral de Natal no Epcot
Candlelight Processional

Candlelight Processional: Apresentação de coral de Natal no Epcot

por Andreza Dica & Indica

O Candlelight Processional, é uma apresentação de músicas natalinas com leituras de texto religiosos que ocorre no Epcot durante as festas de fim de ano e é uma das apresentações mais emocionantes dos eventos de Natal em Orlando.

É realizado mais precisamente no America Gardens Theatre, teatro ao ar livre localizado à beira do lago no pavilhão The America Adventure.

Geralmente o o Candlelight Processional começa a ser apresentado no dia de Ação de Graças e tem a última apresentação no dia 30 de dezembro.

banners-rodapé-guia-orlando-1-2

Veja também outros eventos de Natal que ocorrem em Orlando.

Como é o Candlelight Processional

A apresentação conta com a presença da Walt Disney World Orchestra, com 50 músicos, o grupo The Voices of Liberty formado de 8 cantores que se apresentam diariamente no pavilhão dos Estados Unidos, o Walt Disney World Cast Choir, coral formado por funcionários da Disney e também corais convidados de diversas escolas, universidades e igrejas de várias regiões dos Estados Unidos.

A cada apresentação são mais de 300 vozes que interpretam 11 canções natalinas ou religiosas. Os coralistas vestidos de verde, posicionados ao centro do palco, fazem parte do coral de funcionários da Disney. E os de amarelo, nos cantos do palco, fazem parte dos corais convidados.

Além disso, sempre uma celebridade participa como narrador fazendo leitura de textos de Natal. Normalmente é o mesmo artista por 2 ou 3 dias seguidos. Personalidades como Whoopi Goldberg e Neil Patrick Harris são figuras presentes há alguns anos.

Já tivemos a oportunidade de ver o ator, diretor e produtor LeVar Burton, conhecido pela série Star Trek. e também a atriz, ganhadora do Oscar, Helen Hunt. A lista completa de artistas a cada ano você encontra no site da Disney.

Candlelight Processional

Normalmente são 3 apresentações diárias: às 17h, 18h45 e 20h15. Depois de muita pesquisa, a sessão “recomendada” é a da 18h45, pois às 17h ainda está claro e você não terá o mesmo efeito das luzes e velas. E às 20h15 é sempre mais cheia. Cada apresentação tem em torno de 40 minutos de duração.

Por falar em vela, Candlelight Processional significa procissão de luz de velas. Todos os membros do coral entram com velas nas mãos. Claro que são velas falsas, à pilha, para evitar o risco de acidentes. E essas velas dão um efeito muito bacana quando o coral entra no teatro.

Acho interessante mencionar que o Candlelight Processional teve início em 1958 na Disneyland California. Em 1971, quando foi a aberta a Disney em Orlando, a apresentação começou a ocorrer no Magic Kingdom. E somente em 1994 foi finalmente transferida para o Epcot, onde se encontra até hoje.

O narrador lê um pequeno texto e o coral apresenta uma canção. A cada trecho, uma música. Geralmente os textos são os mesmos e não mudam de uma apresentação para outra.

Apesar de muito bonita, a apresentação pode se tornar um pouco cansativa se você não entender inglês e/ou não gostar de coral. Eu gosto muito; acho bem emocionante. Minha filha começa a ficar entediada do meio para o fim da apresentação.

Candlelight ProcessionalCandlelight ProcessionalCandlelight ProcessionalCandlelight Processional

Preocupação da Disney com as pessoas com necessidades especiais: Coralista cadeirante e intérprete para linguagem de sinais

Como garantir assento para o Candlelight Processional

O America Garden Theater não é um teatro muito grande, acomoda em torno de 1000 pessoas, e ele lota rapidamente, pois o Candlelight Processional é muito popular. Muitas pessoas assistem à apresentação de pé do lado de fora do teatro.

Uma forma de garantir um assento é participar do Candlelight Processional Dinner Package. Você paga um preço fixo por uma refeição nos restaurantes participantes, tem direito a uma entrada, prato principal e sobremesa e ganha um ticket que dá direito a um assento para uma das apresentações.

Candlelight Processional

Os restaurantes participantes e preços para 2018 estão no site da Disney.

Cada faixa de horário de refeição corresponde a uma sessão diferente do Candlelight Processional, conforme abaixo:

  • Almoço das 13h45 às 14h45 – Show às 17h
  • Jantar das 15h30 às 16h30 – Show às 18h45
  • Jantar das 17h às 18h – Show às 20h15

Portanto, se fizer a refeição às 14h, seu assento estará reservado para a sessão das 17h. Se jantar às 17h30, seu show será o das 20h15. Simples assim! A reserva pode ser feita diretamente no site da Disney.

Importante mencionar que só será considerada essa opção com o passe se você fizer a reserva no link específico do evento; se tiver uma reserva regular em qualquer restaurante do parque, não incluirá o ticket.

Lembrando que o lugar não é VIP e sim assento garantido.

A fila de quem possui o assento garantido começa quase duas horas antes do horário previsto para a apresentação. Tomei um susto com o tamanho da fila da primeira vez que eu fui! Faltando 15 minutos para o show, a fila avançava mais de 2 pavilhões e estava chegando na França, terceiro pavilhão. E eu pensando que era VIP! E então se prepare: não é VIP!

Quem não tem o ticket, pode não conseguir lugar para sentar. E para garantir um lugar (não tão bom) para sentar sem fazer o pacote, você precisa entrar na “stand-by line” ou fila regular, com muuuuita antecedência, por volta de 2 horas antes. Nesse caso, assim que todos os portadores do passe do Candlelight Processional Dinner Package entrarem, eles abrem para as pessoas da fila regular entrarem.

Então se quiser um bom lugar no teatro, garanta o pacote e também chegue cedo na fila. O pacote não é obrigatório e caso não faça questão de ficar num bom lugar, nem de ficar sentado, o evento não tem custo nenhum, já que está incluso regular do Epcot. Abaixo um vídeo que gravamos com um resumo do evento.

É um evento muito bonito e vale ser assistido se você estiver em Orlando nessa época de Natal. Só tome cuidado, se você nunca esteve no parque, para não gastar muitas horas com a refeição do pacote, fila e apresentação e deixar de fora o básico do Epcot.

Matérias Relacionadas

3 Comentários

Anônimo 22/12/2014 - 01:20

Muito legal a matéria, Andreza!
Achei o Candlelight Processional lindo! No nosso dia, a Whoopi é quem estava lá. Ela também falou do nascimento de Jesus.
Realmente quem não entende inglês pode ficar enjoado… A criança que estava comigo dormiu. Mesmo assim, valeu a pena.

Resposta
Vanessa 08/10/2017 - 21:30

Oi Andreza, muito legal suas dicas. Estou animada para assistir ao Candlelight Processional e acabei de conseguir uma reserva em restaurante para dezembro. Meu grupo tem 10 pessoas, e eu sou a unica que vou entender (pelo menos um pouco) a narrativa em ingles. Tem algum lugar/site que tenha os textos desta narrativa para que eu possa ler com antecedência e traduzir para o resto do grupo?? Assim eles poderiam acompanhar com a “legenda”…
Muito obrigada pela atenção!
Vanessa

Resposta
Andreza Dica e Indica 11/10/2017 - 15:46

Oi,
Vanessa
Você pode tentar na internet, mas eu não sei te dizer se os textos são os memos em todas as apresentações.
Abraços e Obrigada

Resposta

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line