Home Planejamento Brightline – Como é o novo trem de Orlando a Miami

Brightline – Como é o novo trem de Orlando a Miami

por Andreza Dica & Indica

O novo trem que liga Miami a Orlando fez sua viagem inaugural há poucas semanas e nós já logo embarcamos para testar essa novidade e mostrar como é a experiência.

Esse trem tem sido uma ótima opção para quem pousa em Miami ou Fort Lauderdale, mas tem como destino Orlando. Porém, também tem sido usado para quem está em Orlando e quer passear ou fazer compras no sul da Flórida ou até quem pretende assistir a um show ou até mesmo evento esportivo.

Nós vendemos os tickets do trem e você pode adquiri-los aqui.

Antres de dar início a esse post, vou deixar aqui um vídeo do nosso canal do Youtube com todas as informações sobre o trem Brightline que faz o trajeto Orlando a Miami.

O que é o novo trem que liga Orlando a Miami

O novo trem de Orlando começou a ser construído em 2015 e em 2018 começou a sua operação no sul da Flórida, envolvendo as cidades de Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. As estações de Boca Raton e Aventura só ficaram prontas em 2022 e finalmente em setembro de 2023 ficou pronta uma das etapas mais esperadas, a de Orlando. A próxima etapa agora é levar o trem até Tampa.

O trem da Brightline sofreu muitos atrasos, pois passou por brigas judiciais, mudanças no projeto e a pandemia. Mas depois de muita demora, finalmente o trem está pronto e operando perfeitamente.

E sem dúvida é um projeto de grande importância, pois liga duas das cidades mais importantes da Flórida e prevê injetar mais de 6 bilhões na economia da Flórida nos próximos 8 anos e criar mais de 2 mil empregos.

São um total de 10 trens operando diariamente com mais de 15 horários de partidas diferentes, praticamente de hora em hora.

Além disso os trens da Brightline são super ecológicos. Eles usam diesel “eco-friendly” e vão remover do ar 72 mil toneladas de CO2. Até a lavagem dos trens tem uma pegada ecológica, pois reaproveita água da chuva.

Nós vendemos os tickets dos trem e você pode adquiri-los aqui.

Como é a estação do trem Brightline de Orlando

A estação do Brightline em Orlando é a única que fica localizada dentro de aeroporto, mais especificamente no Terminal C, o mais novo, inaugurado recentemente.

Tanto a chegada quanto a saída da estação é super bem sinalizada e é muito fácil se localizar. Se você estiver chegando de avião ou mesmo de carro/Uber, para pegar o trem, você vai encontrar facilmente a estação. Lembrando que a estação do Brightline fica no terminal C, então se você está no Terminal A e B, precisa pegar um trenzinho para chegar no local correto.

A estação de Orlando é bem ampla e muito moderna. O processo de check-in é muito rápido. Basta passar o QR code da passagem nas catracas e você já está na área de embarque. As malas precisam passar por esteira de raio-X, mas você mesmo coloca na esteira e geralmente não há filas.

Por falar em malas, cada passageiro tem direito a embarcar com duas malas de até 23kg sem custo. Caso você esteja com mais malas ou elas estejam fora dos padrões, você deve despachá-la com balcão e pagará $10. As malas dentro do padrão serão levadas pelo próprio passageiro até o trem e deverão ser acomodadas nos bagageiros dentro do vagão.

A estação do Brightline em Orlando conta com uma lojinha com snacks e souvenirs e com uma lanchonete. A estação é bonita, bem instagramável e com muitas áreas para espera, inclusive com mesinhas e tomadas.

Os passageiros ficam aguardando e só são autorizados a descer para a plataforma 5 minutos antes do trem chegar à estação. Assim que chega, o tempo aguardando para partir é bem pequeno.

Nós vendemos os tickets dos trem e você pode adquiri-los aqui.

Outras estações do trem Brightline

Nós passamos pelas estações de West Palm Beach e Boca Raton e descemos/embarcamos na estação de Fort Lauderdale.

Todas ficam no centro da cidade, a poucos metros de atrações e hotéis. Todas as estações são novas e exclusivas do Brightline, isso significa que não são estações compartilhadas com trens de outras empresas.

A estação de Fort Lauderdale também é bem moderna, ampla e muito bem iluminada. Também tem loja e lanchonete. E um diferencial em relação à loja da estação de Orlando: essa é “selfservice” e você nem precisa passar no caixa. Funciona da seguinte forma: antes de entrar na loja você passa seu cartão de crédito para abertura da porta. Ao pegar os produtos que deseja, você segue diretamente sem precisar passar em caixa ou algo parecido. Simplesmente um sistema de rádio frequência identifica os produtos adquiridos e cobra do cartão, abrindo a porta. Tudo de forma automática, sem necessidade de funcionários. Adorei!

Para verificar endereço, horário de funcionamento e outras facilidades das estações, acesse o site da Brightline.

As estações de Miami e Fort Lauderdale, que são cidades grandes com aeroportos e onde muitos brasileiros desembarcam, não estão dentro dos aeroportos. Ambas estão há 10, 15 minutos do aeroporto e contam com o um serviço de shuttle que faz o trajeto ida e volta do aeroporto. Nós testamos esse serviço em Fort Lauderdale e funcionou super bem. Para encontrar a van você deve dentro do aeroporto seguir as placas de “Ground Transportation” e encontrar a zona correspondente ao terminal que você estiver, conforme abaixo:

  • Terminal 1
    Zone B
  • Terminals 2 & 3
    Zone F
  • Terminal 4
    Zone B

O logo da Brightline e o símbolo do trem estão em todas as sinalizações

A van custa $10 para a primeira pessoa da família e $5 por pessoa adicional. O valor é pago diretamente ao motorista e só é aceito cartão. NÃO HÁ PAGAMENTO EM CASH. A van passa a cada 10 minutos e o trajeto até a estação dura entre 10 a 15 minutos dependendo do terminal que desembarcou.

Em Miami existe o mesmo serviço de van , saindo dos seguintes terminais, sempre no Hotel Shuttle Area, level 1:

  • D e E – Portas 1-7
  • F e G – Porta 15 (embaixo do toldo amarelo)
  • H e J – Porta 21

Achei esse serviço excelente e realmete funciona direitinho. Só esperar no local designado e embarcar na próxima van. Uma ótima opção para quem desembarca nos aeroportos de Miami e Fort Lauderdale e vai fazer o deslocamento até Orlando de trem.

Lembrando que sempre é possível fazer o trajeto até a estação de Uber também, caso seja da preferência.

Como é a viagem no trem da Brightline

O embarque é extrememente rápido e, tanto na ida quanto na volta, o trem foi extremamente pontual. Os trens começam a operar por volta das 5h da manhã e o último trem sai mais ou menos 21h.

Ao marcar a passagem, já é marcado o vagão e o assento e antes de embarcar devemos identificar o vagão correto. Existem duas categorias de passagem: a Smart, que é a econômica e a Premium, que é a primeira classe.

Ao embarcarmos, devemos acomodar as bagagens nos bagageiros acima das cabeças ou no compartimento específico.

As poltronas da categoria Smart são bem comfortáveis e há assentos agrupados em 4 poltronas com uma mesinha. Ótima opção para viagem em família. Minha única ressalva é que as poltronas do Brightline não reclinam. Tem bastante espaço, mas infelizmente elas não reclinam nadinha. As mesinhas e poltronas contam com tomadas e o trem tem wifi gratuito.

Durante a viagem existe a possibilidade de adquirir snacks e bebidas. O pagamento é feito somente com cartão.

As poltronas da categoria Premium são mais largas, tendo inclusive uma fileira a menos, porém, também não reclinam. Aliás, a categoria Premium só tem de diferencial a largura da poltrona, acesso à sala vip e os snacks e bebidas servidos a bordo são incluídas.

Preços do trem de Orlando a Miami

Os tickets do trem no site da Brightline custam $79 na tarifa Smart e os nossos valores são $61 e você pode adquiri-los aqui

Nossos valores já incluem todas as taxas e impostos. E ainda há a possibilidade de adquirir o trem em até 10 vezes.

Nossa avaliação sobre o Brightline

Eu achei a experiência excelente. Sem dúvida é uma ótima opção para quem desce nos aeroportos de Miami e Fort Lauderdale e não quer ou não pode dirigir.

Não é uma opção barata, mas se a pessoa economizou muito na passagem, vale muito a pena. Obviamente alugar um carro para uma família de 4 pessoas, por exemplo, sai mais barato, mas o objetivo do trem é oferecer conforto e tranquilidade. E isso sem dúvida o novo Brightline oferece.

Matérias Relacionadas

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line