Tudo Sobre os Parques da Disney » Outros Destinos » Acampando de motorhome em Naples – Flórida

Acampando de motorhome em Naples – Flórida

por Andreza Dica & Indica

Fizemos um programa super legal aqui na Flórida que com certeza vai servir de inspiração para várias pessoas: fomos acampar de motorhome. Nós fomos para Naples, que é uma das praias mais conhecidas aqui da Flórida saindo de Orlando.

Nós retiramos um motorhome aqui em Orlando, mesmo, pela Cruise America e fomos dirigindo até Naples, onde acampamos num camping da rede KOA.

Nós já tínhamos feito algo parecido na Califórnia em 2015 e curtimos muito, então sempre ficamos com vontade de repetir a dose. Veja aqui nossa viagem de motorhome na Califórnia. E nós temos também um post falando sobre como acampar na Disney, pois pouca gente sabe, mas a Disney tem dentro da sua propriedade um camping para motorhome e também barraca com todos os benefícios de hóspedes Disney.

Nós passamos um feriado de 3 dias. Queríamos ir para um lugar que nos desse a chance de rodar um pouco de motorhome, que não fosse tão perto de casa, mas que não fosse tão longe a ponto de passar a maior parte do feriado na estrada. Então escolhemos Naples, que tem fama de ser linda e que daria umas 4 horas de motorhome até lá.

Como era nosso motorhome

Muita gente também chama o motorhome de trailer mas eles são coisas um pouco diferentes e é legal falar dessa diferença. Trailer são aqueles veículos sem motor que são engatados e puxados por um carro. Já o motorhome é uma van ou um ônibus montado como uma casa. O motorhome também é chamado de RV nos Estados Unidos. No caso do motorhome, a parte do motorista é junto com toda a “casa”. No trailer a “casa” fica no anexo que está engatado no carro.

O trailer é engatado em um carro

O nosso motorhome dessa vez era de 7 lugares e foi alugado com a Cruise America. Na Califórnia alugamos um de 5 também com eles. E foi legal para sentir a diferença entre os dois. Nós somos parceiros da Cruise America e podemos fazer todas as reservas de motorhome. Clique aqui para pedir uma cotação.

Eu super sugiro ler o nosso post sobre essa viagem da Califórnia porque lá explicamos TUDO sobre o funcionamento do motorhome e temos várias imagens comprando os modelos. E abaixo também tem um vídeo bem completo sobre como operar o motorhome, então vale a pena assistir.

Além disso, vou deixar aqui também um vídeo no IGTV onde consolidei todos os Stories da viagem e onde passo outras informações extras.

 

Uma coisa eu sempre tive em mente: um motorhome de 3 pessoas, mesmo sendo uma família de 3, nunca foi uma opção para mim. A cama do casal é na parte de cima dos bancos de motorista e passageiro e muito apertada e a cama de solteiro é no mesmo lugar da mesa, então todos os dias teríamos que montar e desmontar a mesa para minha filha dormir. Sem contar que o banheiro é bem pequeno.

Duas pessoas dormem na parte acima dos bancos e uma no espaço onde fica a mesa.


Banheiro do motorhome de 3 lugares – Extremamente pequeno

O de 5 lugares já é bem mais confortável. Existe uma cama de casal, outra cama de casal em cima dos bancos e um quinto lugar na mesa. Então para nós três é perfeito, pois dormimos nós dois na cama regular, minha filha na parte de cima dos bancos e nunca mexemos na mesa. O banheiro, apesar de pequeno, é bem melhor que o de 3 lugares.

Há uma cama de casal no fundo do motorhome, o que facilita demais o espaço


Banheiro, apesar de pequeno, é mais confortável que o de 3 lugares

E dessa vez testamos o de 7 lugares. É incrível! Primeiramente tem uma cama queen no fundo do motorhome, com muito espaço em armários e ainda com cortina e porta para dividir do resto das áreas. O banheiro é dividido em duas partes, com box num espaço e pia com vaso em outro, o que é muito confortável. Ainda existe o espaço para duas pessoas em cima dos bancos, um sofá-cama e mais a opção da cama na área da mesa. Então é uma opção bem mais espaçosa e confortável.

Motorhome bem mais espaçoso


Cama queen e muitos armários no fundo do motorhome


O banheiro separado, com box de ótimo tamanho

Claro que ele é maior do lado de fora também, mas para dirigir acaba não fazendo muita diferença, já que o de 7 lugares é só 1,5 metro maior que o de 5 lugares. Para estacionar, o único que pode ser mais “fácil” é o de 3 lugares. O de 5 e o de 7 lugares são bem maiores e não são fáceis de estacionar em qualquer lugar na rua.

Apesar de sermos só 3 pessoas, o motorhome de 7 pessoas foi excelente para nós. Muito mais espaço para bagagem, a cama de casal é bem mais espaçosa. O porta-malas é bem maior também. E o lance do banheiro dividido é excelente. Ótimo para dormir e para banho. Adoramos!

Como é o camping KOA em Naples

Nós já tínhamos nos hospedado em camping KOA em outras 4 cidades da Califórnia e já sabíamos que eles tinham um bom padrão. Então assim que decidimos viajar de motorhome novamente, não tive dúvidas em ficar num camping deles. Eles tem mais de 500 unidades na América do Norte, então tem muito know-how no assunto.

Eu já sabia que chegaríamos lá à noite, depois do horário de fechamento da recepção/loja, mas não fiquei muito preocupada, pois aprendi na Califórnia que eles deixam todas as orientações na porta, então estava bem tranquila em relação a isso. Mas quando estávamos no caminho, uma pessoa até me ligou para confirmar o horário de chegada e explicar que deixaria uma sacola com o meu nome pendurada na entrada da recepção. E para vocês terem ideia tinham mais 3 sacolas lá também, ou seja, mais gente ainda ia chegar.

Dentro da sacola tinha o mapa com o número da nossa vaga, informações e regras do camping, senha do wi-fi… Tudo explicadinho!

Estacionamos e já fizemos todas as conexões de água, energia e esgoto. Aliás, isso é um lance importante de mencionar: ao escolher um camping, se você é iniciante, reserve um espaço no camping com “full hook-up“, isto é, com todas as conexões. Numa vaga full hook-up você terá energia elétrica, água e esgoto. Existem campings/vagas que não possuem as 3 conexões e sinceramente acho isso um terror para quem ainda não é experiente nesse lance de viajar de motorhome.

Caso você não esteja num lugar que tenha as 3 conexões o que pode acontecer:

  • O motorhome tem gerador para energia elétrica, mas geralmente a partir das 22h não é permitido o uso do gerador no camping porque faz muito barulho, então você tem que desligar o gerador e ficará sem ar condicionado e luz no motorhome.
  • O reservatório de água não é muito grande, então se não estiver conectado na água do camping, dependendo do número de pessoas para tomar banho, pode acabar a água do reservatório.
  • O reservatório de água “usada” também não é grande. Basicamente com três pessoas tomando banhos “normais” o reservatório já fica cheio e você não pode despejar essa água em qualquer lugar. Estando no camping você pode conectar no esgoto e deixar saída do reservatório aberta o tempo inteiro e assim não enche.

Então sugiro não correr esse tipo de risco, porque não compensa o perrengue.

O camping KOA em Naples tem piscina, que usamos umas duas vezes e tem um ótimo tamanho. O playground, bem bonitinho, estava fechado por conta do Covid. Também tem opções de caiaque e pesca.

Todas as vagas contam com mesas de picnic. E também existe opção de banheiros para as pessoas que optarem por não usar o banheiro do motorhome. No momento da nossa visita os banheiros estavam em reforma e eles estavam operando com banheiros temporários em um trailer, mas em breve a obra deve estar concluída.

Outra facilidade do Koa Naples é a lavanderia, com várias máquinas de lavar e secar, o que é ótimo para quem vai passar vários dias na estrada. Além disso tem a loja de conveniência que quebra um super galho porque vende quase tudo o que você pode precisar, desde remédios até itens para a manutenção do motorhome.

Lojinha é bem completa

Adorei a nossa estadia no camping KOA. Achei o camping bem funcional e com ótimo atendimento.

E para quem, por um acaso não pensa em alugar um motorhome, eles também possuem espaços para barracas e cabanas. Para as cabanas tem opções com e sem banheiro e também com mini cozinha. É uma opção para quem quer ficar num camping, mas não tem a intenção de alugar um motorhome.

Fazendo churrasco no camping

 

Dificuldades que enfrentamos com motorhome em Naples

Ainda vou fazer um post específico sobre o que fazer em Naples. A cidade é linda e as praias também. Mas é uma cidade bem pouco democrática para motorhome. Pouquíssimos lugares para parar o motorhome.

Os estacionamentos da região central da cidade NENHUM aceita motorhome e não tem lugar para parar na rua. Tivemos que deixar o motorhome no camping e circular de Uber.

Boa parte das praias de Naples são reservas naturais, então é cobrado um ingresso de acesso. Quase todas não aceitam motorhome em seus estacionamentos. Só conseguimos parar em Delnor-Wiggins (6 dólares) e em Lovers Key (8 dólares). E mesmo assim em vagas suuuper afastadas na praia. Nas demais praias não havia acesso para o motorhome.

Isso foi uma decepção, pois na Califórnia havia muito lugar para parar motorhome e já percebemos que a Flórida não é igual. Infelizmente aprendemos na prática!

Esse foi o único “perrengue” que passamos. De resto foi bem tranquilo, sem nenhuma surpresa.

Refeição no motorhome

Principais dúvidas que recebemos sobre alugar um motorhome

É necessário carteira de motorista especial para alugar motorhome?

Não. A carteira de motorista brasileira para carro é aceita normalmente.

É fácil achar lugares para estacionar motorhome?

Depende. Na Califórnia achamos bem fácil; tinha muitos estacionamentos que aceitavam motorhome. Em Naples já foi bem difícil com já contei aqui. Então tudo vai depender da cidade/região. Se tiver como pesquisar antes, melhor. Ou já ter em mente que pode ser que precise se deslocar de Uber também.

Onde passar a noite com o motorhome?

A opção que considero mais segura e confortável é um camping, ainda mais para quem é iniciante. Mas muita gente passa a noite em estradas ou estacionamentos, inclusive de supermercados e shoppings, mas nunca testamos essa opção e não acho legal para quem não está acostumado. Muitas vezes é possível chegar em um camping sem reserva, mas eu gosto de reservar antes para ter mais segurança, principalmente em férias ou feriados. Existem muitos campings espalhados pela Flórida e Estados Unidos como um todo.

É seguro dormir no motorhome?

Essa também é uma das razões de optarmos por campings, para termos uma segurança maior. É claro que não impede que alguém entre no camping, mas sempre tem algum funcionário fazendo ronda ou até os motorhomes em volta. E uma coisa é alguém abordar um motorhome parado na estrada do nada e outra coisa é entrar num camping para assaltar ou coisa assim. Dentro do camping sinto que é seguro, sim.

Como fazer a limpeza do motorhome?

No vídeo no início do post mostramos como funciona a questão de esvaziar os reservatórios de água do chuveiro/pias e também os resíduos do vaso sanitário. É coisa simples e não temos contato com nada, portanto não é sujo ou nojento. Dentro á legal tentar manter um mínimo de organização, pois o espaço é pequeno e rapidamente fica bagunçado. É legal ter uma vassoura para pelo menos varrer a sujeira que acaba ficando dentro do motorhome em função do entra e sai.

Como conseguir lençol, toalha e outros acessórios para o motorhome?

A Cruise America tem tudo para alugar. Eles possuem kits com lençol, travesseiro, toalha e manta. Possuem a opção de kit de cozinha, com pratos, copos, talheres e panelas. E também de cadeiras para área externa. Como moramos aqui, não alugamos nenhum desses itens dessa vez, mas já usamos em uma locação passada quando não morávamos. O kit pessoal custa US$60, o de cozinha US$110 e as cadeiras saem US$11 cada uma.

É mais barato fazer uma viagem de motorhome que ficar em hotel?

Geralmente não. Se você tem que alugar o motorhome, pagar combustível e ainda reservar um camping, um hotel ficaria mais barato. Mas a viagem de motorhome não é necessariamente para ser mais econômica; ela é uma experiência completa, então, apesar de “rústica”, não é mais barata. Uma diária de motorhome está variando entre US$100 e US$140. Além disso tem os custos de milhagem, que é de US$0,35 por milha rodada. No nosso caso, por exemplo, foi em torno de 500 milhas, então US$175,00. E mais gasolina, que para percorrer essas 500 milhas deu em torno de US$140. Já o camping tem uma tarifa que varia muito, dependendo do tipo de vaga e época, mas geralmente é difícil encontrar opções por menos de US$50. A média é de US$60 a US$120. Lembrando que temos como reservar o motorhome e o camping. Consulte-nos.

Tem programa mais americano que assar marshmallows?

 

Não é uma viagem perrenguenta?

Eu não acho. É claro que é muito mais fácil e até confortável, ficar num hotel, mas hotel é mais comum também. É claro que é uma viagem diferente, com certos detalhes e preocupações que você não tem num hotel, como reservatório de água e esvaziar esgoto, mas é uma opção muito divertida e inusitada. É claro que nem todo mundo aguenta muitos dias nesse formato (talvez nem eu), mas uma viagem de uns 4 dias de motorhome é sensacional e eu super recomendo, principalmente para quem tem crianças.

 

Matérias Relacionadas

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line