Tudo Sobre os Parques da Disney » Planejamento » Seguro Viagem – A importância de ter um
Seguro Viagem

Seguro Viagem – A importância de ter um

por Andreza Dica & Indica

Uma das últimas coisas que pensamos quando vamos viajar é no seguro viagem. Pensamos como vai ser divertido (principalmente se for para a Disney), que vamos descansar, que vamos comprar… Compramos passagem, reservamos hotel, providenciamos ingressos. Fazemos mil planos! Mas nunca nos planejamos para o caso de algum problema.

Sempre achamos que tudo vai sair como planejado, que não vamos ficar doentes, que a nossa mala sempre seguirá para o destino correto, que nada vai sair errado.

Clique aqui para comprar seguro viagem com a Allianz Travel. Com esse link você tem a garantia de sempre ter o melhor preço, pois se houver algum cupom de desconto, o mesmo será aplicado automaticamente.

A parte ruim é que às vezes nem tudo é mar de rosas e você ou alguém da sua família pode ter um problema durante a viagem e você precisa estar preparado caso isso aconteça. E a melhor coisa a fazer é ter um seguro viagem.

E isso não se aplica só a Orlando. Estamos falando também de qualquer destino. Ao comprar um seguro viagem, você tem uma proteção no caso de alguma eventualidade.

Como adquirir um seguro viagem

Como isso funciona? Você adquire ainda no Brasil um seguro viagem, também chamado de assistência viagem ou seguro saúde internacional,  que vai cobrir diversas despesas, principalmente as médicas que podem surgir durante a sua viagem. Ele serve como uma garantia que você não precisará pagar por determinados serviços, caso precise deles.

seguro viagem

Você pode adquirir o seguro viagem de diversas formas: nós vendemos seguro da Allianz Travel aqui no blog e sempre tem um cupom de desconto. Clique aqui para comprar . Outra forma é através de agências de viagem ou bancos.

O seguro viagem deve ser contratado para o período que compreende a viagem e só terá validade durante a mesma. Não esqueça de considerar o dia do embarque e o dia da chegada ao Brasil.

Existem diversas opções de seguros, com diversos tipos de coberturas e de diversos preços. Eles variam de acordo com o destino, objetivo, meio de transporte e duração da viagem. Existe até plano específico para pessoas que praticam esportes radicais ou para gestantes, por exemplos. Cada uma das modalidades possuem algumas coberturas específicas e outras que são comuns a todas. Vale a pena pesquisar, pois as coberturas variam de empresa para empresa e de plano para plano.

E não deixe de comparar o tipo de sinistro que o seguro viagem escolhido cobre. São muitas as opções como despesas médicas, hospitalares, odontológicas, diárias por atraso de voo, perda ou roubo de bagagem, morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente, entre outras. Então avalie os valores de cobertura de cada um.

seguro viagem

Se informe sobre a reputação e segurança da empresa de seguro viagem que escolheu e procure contratar uma empresa de renome. Não deixe de pedir a apólice, isto é, uma espécie de comprovante da aquisição do seguro e levá-lo com você. Leve o certificado e o telefone da central de atendimento do seu seguro viagem e o mantenha com você durante toda a viagem. A família toda deve ter esse número também.

Também pergunte sobre os procedimentos necessários caso você tenha uma emergência. E também questione o que deve fazer caso você não possa entrar em contato com a central; se você pode pagar por um atendimento e ser reembolsado depois ou não, e como funciona.

Mas o seguro viagem é barato? Normalmente não é tão caro, não perto do valor gasto na viagem inteira. Porém, é muito melhor você gastar R$200,00 a mais no seguro por exemplo, do que ter um problema médico e ter que pagar milhares de dólares em hospital. O serviço médico é muito caro nos EUA e países da Europa. E como não somos cidadãos desses países, não temos direito a nenhum tratamento gratuito. Então, como diz o bom ditado “é melhor prevenir, que remediar”.

Posso confiar no seguro viagem do cartão de crédito?

Muitos cartões de crédito oferecem seguro viagem e muita gente prefere viajar só com ele. Geralmente a administradora do cartão só oferece o seguro se as passagens tiverem sido compradas com o cartão em questão.

Outro ponto é que normalmente só os dependentes diretos tem direito ao seguro do titular do cartão. Nesse caso filhos maiores, sogra, cunhado e outros membros da família podem não estar cobertos.

Existem empresas que pedem para o cliente pagar pelo procedimento médico e depois de algumas semanas (ou meses) serão reembolsados. Nesse caso o cliente precisa reunir todos os recibos, notas e laudos para envio posterior ao cartão de crédito. O que muita gente não se lembra, é que os tratamentos médicos são caros e que dependendo do problema você não terá dinheiro em espécie nem limite no cartão para pagar um valor tão alto.

Portanto sempre aconselho a entrar em contato com o cartão de crédito para saber exatamente quais as coberturas, quem terá direito ao seguro viagem e qual o procedimento em caso de emergência. Entenda tudo para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem.

Preciso acionar o seguro viagem. O que fazer?

Se você tiver um problema de saúde durante a viagem, o ideal é entrar em contato com a empresa do seguro viagem e explicar o problema e eles vão orientar o que deve ser feito. Por isso é sempre bom ter o número da central de atendimento em mãos. Geralmente as empresas possuem atendimento em português, então idioma nesse momento não é um empecilho.

Dependendo do problema a empresa vai mandar um médico no hotel. Em outros casos passará o endereço da clínica ou hospital mais próximo. Chegando lá o hospital já estará ciente do seu caso.

seguro viagem

A partir daí é com o hospital e você fará os procedimentos necessários. Teoricamente o hospital não vai te cobrar nada na sua saída, a menos que o valor da conta seja superior ao valor da cobertura do seguro.

Caso você esteja incapacitado de entrar em contato com a central, você pode se dirigir ao hospital mais próximo, mas deve ligar para a empresa do seguro viagem assim que possível. Se o hospital não for credenciado, ou algo do gênero, pode ser que você tenha que pagar pelo procedimento e ser reembolsado depois. Então verifique quais documentos que você precisa levar.

Não esqueça que o seguro viagem cobre outras eventualidades como interrupção da viagem, extravio de bagagem, assessoria jurídica… Então caso tenha qualquer tipo de problema durante a sua viagem no exterior, não deixe de acionar o seguro viagem para confirmar no que eles podem auxiliar.

Enfim, já deu para perceber a importância do seguro em qualquer viagem ao exterior.

Tenho conhecidos que tiveram problemas de saúde, de coisas simples a bem graves, no exterior e não precisaram pagar absolutamente nada pelo atendimento por terem um seguro viagem. Foram desde indisposições gastrointestinais a cirurgias e as pessoas tiveram todo o suporte necessário, sem precisar dispor de nenhum tostão a mais.

Então não deixe de fazer um seguro viagem de FORMA ALGUMA. Principalmente se estiver viajando com crianças e idosos.

Post atualizado em setembro/2019

Matérias Relacionadas

7 Comentários

Pamela Santos 20/05/2013 - 15:33

Adorei este artigo. Achei muito completo e objetivo. Sempre tenho viajado ao exterior a passeio e a trabalho e descobri que não vale a pena viajar sem este tipo de proteção. Testei várias empresas e planos e hoje tenho utilizado apenas a Assist-Card (www.assist-card.com.br). Gostei muito do atendimento e profissionalismo deles. Eu os recomendo! Espero ter contriubuido! Bjs

Resposta
Andreza Trivillin 21/05/2013 - 23:48

Pamela,
Obrigada pelo comentário.
Abraço

Resposta
Rodrigo Marquez 21/06/2013 - 17:18

Parabéns pelo explicação muito bom só incluiria uma informação importante que até apareceu no reportagem do Fantastico. Eu tenho diabéte e sempre tive dificuldade de encontrar um plano de seguro viagem para cobertura que é pré existente, eu por indicação de um amigo só compro com essa cobertura e o melhor do mercado é http://www.premiumassistance.com.br empresa do grupo OMINT, ainda não precisei usar e espero não precisar, mas se acontecer e volto aqui para contar.

Resposta
andreza 22/06/2013 - 20:00

Rodrigo,
Obrigada pela colaboração.
Abraço

Resposta
clark 19/02/2014 - 14:37

Andreza, Parabéns pelo site. Ótimas dicas ! Gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre o seguro viagem que tem nos cartões internacionais. O meu Master Platinum tem esse serviço desde que compre as passagens com ele. Será que funciona??? Abs e parabéns !

Resposta
Maria Lucia 29/05/2014 - 11:41

Olá! Adorei o post sobre seguro viagem. Eu não me preocupava muito com isso até a primeira viagem internacional com a minha filha de um ano e sete meses. Na consulta anterior a viagem com o pediatra dela, de cara ele falou para contratarmos o seguro viagem. A partir daí pesquisando sobre o assunto eu encontrei o site http://www.seguroviagemideal.com.br, neste site conseguimos comparar vários cartões de seguro viagem e tiramos todas as nossas dúvidas a respeito, seja no site, via chat ou telefone. Super indico!

Resposta
Jocilene Jesus 19/01/2017 - 21:29

O cartão Mastercard Black permite que você compre a passagem com milhas e pague a taxa de embarque com o cartão para ter cobertura do seguro! Não precisei usar, mas liguei varias vezes para me certificar que estava tudo ok!

Resposta

Deixe um comentário

 Parques Temáticos

Magic Kingdom Epcot Animal Kingdom Hollywood Studios Universal Studios Islands of Adventure Busch Gardens Legoland Sea World

Parques Aquáticos

Blizzard Beach Typhoon Lagoon Aquatica Discovery Cove

Outras Disneys

Disneyland California Tokyo Disneyland Disneyland Paris Disney Cruise Line